Universidade de Coimbra lança doutoramento inovador em Neurociências Integrativas

27 de Janeiro 2025

O Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) apresenta um novo doutoramento em Neurociências Integrativas, visando formar a próxima geração de neurocientistas independentes através de uma abordagem interdisciplinar e inovadora

A Universidade de Coimbra dá mais um passo significativo na área das neurociências com o lançamento de um novo programa de doutoramento em Neurociências Integrativas (idpIN). Esta iniciativa, desenvolvida pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC), tem como objetivo formar a próxima geração de neurocientistas, preparando-os para enfrentar os desafios emergentes neste campo em rápida evolução.

O programa, sediado no Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (iiiUC), destina-se a estudantes e investigadores provenientes de diversas áreas do conhecimento, incluindo biologia, ciências biomédicas, engenharia e psicologia. Esta abordagem multidisciplinar reflete a natureza complexa e abrangente das neurociências modernas.

A coordenação do doutoramento está a cargo de duas investigadoras de renome: Ana Luísa Carvalho, docente do Departamento de Ciências da Vida e coordenadora da área de Neurociências e Doença do CNC-UC, e Cristina Márquez, ERA-Chair na área de Circuitos Neuronais do Comportamento Social no CNC-UC.

Ana Luísa Carvalho destaca a importância deste novo programa, afirmando que ele “agrega a excelente comunidade científica na área de Neurociências em Coimbra, e representa uma oportunidade para estudantes que pretendam um treino abrangente na área de Neurociências, a aquisição de competências experimentais e computacionais de ponta na área, e o desenvolvimento de sentido crítico e autonomia para desenvolver os seus projetos futuros.”

Por sua vez, Cristina Márquez enfatiza a missão do idpIN: “A grande missão do idpIN é dar aos estudantes a possibilidade de criar os seus próprios caminhos para descobertas revolucionárias sobre o cérebro e doenças associadas. Queremos dar aos nossos alunos não só uma visão geral da situação atual da área, mas também dotá-los de ferramentas que permitam abordar as questões de uma forma criativa.”

O programa de doutoramento oferece uma visão abrangente e integradora das neurociências, abordando desde o nível molecular e sináptico até aos circuitos neuronais, comportamento e computação. Esta abordagem holística é complementada pela inclusão de modelos animais e experiências da vida real com humanos, proporcionando aos estudantes uma compreensão completa dos diversos aspectos das neurociências.

Um aspecto distintivo deste programa é a colaboração entre investigadores em ciência fundamental e aplicada, bem como médicos, oferecendo aos estudantes uma perspetiva translacional e integrativa. Além disso, o programa incorpora tecnologias emergentes, preparando os alunos para enfrentar diversos desafios nos seus projetos de investigação.
Para os interessados em conhecer melhor o programa, o idPIN realizará um dia de recrutamento online no dia 24 de fevereiro de 2025. As inscrições para este evento estarão abertas até 14 de fevereiro.

PR/HN/NB

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights