GSK Investe 60 Milhões de Euros em Parceria com Oxford para Vacinas Preventivas do Cancro

29 de Janeiro 2025

A GSK e a Universidade de Oxford lançaram um programa de 60 milhões de euros para desenvolver vacinas contra o cancro, estudando células pré-cancerígenas. Parceria alia imunologia e biologia tumoral para prevenir a doença antes da sua progressão

A farmacêutica GSK e a Universidade de Oxford iniciaram uma colaboração científica inédita, com um investimento de até 60 milhões de euros, para explorar o potencial de vacinas na prevenção do cancro. O Programa de Imunoprevenção do Cancro GSK-Oxford combina competências em ciência do sistema imunitário, desenvolvimento de vacinas e biologia do cancro, com o objetivo de gerar conhecimento translacional sobre a evolução da doença, desde células saudáveis até estágios pré-cancerígenos.

A iniciativa centra-se no estudo da biologia pré-cancerígena, incluindo a identificação de neoantigénios — proteínas específicas de tumores que podem ser alvo de respostas imunitárias. A abordagem visa intervir ativamente, através de vacinas ou medicamentos, para impedir que células pré-cancerígenas progridam para cancro. A Universidade de Oxford, líder global nesta área, contribuirá com investigação de ponta e capacidades clínicas, enquanto a GSK trará expertise em imunologia e desenvolvimento farmacêutico.

Tony Wood, Diretor Científico da GSK, destacou a ambição de “transformar a realidade do cancro” através da sinergia entre as equipas. Já Irene Tracey, Vice-Reitora de Oxford, enfatizou o potencial global da parceria para “desbloquear novas esperanças” na oncologia. O Secretário de Estado britânico para a Ciência, Peter Kyle, reforçou o apoio governamental ao setor das ciências da vida, classificando a colaboração como exemplar para impulsionar saúde e economia.

Esta aliança expande uma relação prévia entre as instituições, que em 2021 criaram o Instituto de Medicina Molecular e Computacional GSK-Oxford, focado em neurodegeneração. O novo programa, com duração mínima de três anos, será dirigido pela Professora Sarah Blagden (Oxford) e pelos investigadores Timothy Clay e Ramon Kemp (GSK), integrando ensaios clínicos e tecnologias como genómica funcional e machine learning.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights