Esta iniciativa, que já resultou na realização de meia centena de consultas desde a sua implementação a 21 de novembro de 2024, representa um passo significativo na melhoria do acesso à saúde e na redução dos tempos de espera para os pacientes.
A consulta, que é multidisciplinar, destina-se a doentes com cancro da mama, ovário e próstata, que cumpram um conjunto de requisitos específicos. Integrada na Unidade Funcional de Senologia, a consulta é realizada em colaboração com diversas especialidades, incluindo Oncologia Médica, Imagiologia, Anatomia Patológica, Cirurgia Plástica, Ginecologia, Dermatologia e Urologia. A análise genética é garantida pelo IPATIMUP, no Porto, através de um processo interinstitucional.
De acordo com Teresa Machado Luciano, Presidente do Conselho de Administração da ULSAS, “é sempre com enorme satisfação que assistimos ao reforço e melhoria da resposta aos nossos utentes, particularmente numa área de cuidados tão sensível quanto a da oncologia.” A nova consulta não só visa tratar os doentes de forma mais adequada e célere, mas também investir na prevenção e diagnóstico precoce, suprimindo uma lacuna que existia na área de influência da ULSAS.
Antes da criação desta consulta, os doentes oncológicos que necessitavam de estudo genético eram encaminhados para o Instituto Português de Oncologia (IPO) em Lisboa, enfrentando longos tempos de espera. Agora, apenas os casos positivos são encaminhados para estudo familiar, enquanto o processo na ULSAS continua a decorrer paralelamente, permitindo a integração imediata dos resultados na abordagem terapêutica dos doentes.
As Síndromes de Cancro Hereditário, que representam cerca de 10% de todos os casos de cancro e tendem a surgir em idades mais precoces, são um foco importante desta nova consulta. Em Portugal, são diagnosticados mais de 7.000 novos casos de cancro da mama anualmente, o que torna a identificação de tumores hereditários particularmente relevante.
A ULSAS destaca que este modelo de consulta não só beneficia a saúde e a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas também eleva o grau de satisfação dos doentes, das famílias e dos profissionais de saúde. A instituição expressou a sua gratidão a todos os profissionais envolvidos, que têm trabalhado para melhorar o acesso e a qualidade dos cuidados prestados à população.
NR/PR/HN
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