EUA: Maioria dos cuidadores de veteranos inelegíveis para plano de demissões de Trump

8 de Fevereiro 2025

A maioria dos enfermeiros, médicos e outros funcionários que cuidam de veteranos através do Departamento de Assuntos de Veteranos (VA) não são elegíveis para o plano de demissões da administração de Donald Trump, bloqueado temporariamente por um tribunal.

Os enfermeiros estavam entre aqueles que receberam a oferta original do Governo federal de incentivos financeiros para os funcionários que se demitam, mas os seus sindicatos desencorajaram-nos de aceitar, dizendo que um êxodo afetaria direta e imediatamente os cuidados dos seus 9,1 milhões de veteranos inscritos.

Um novo e-mail enviado na sexta-feira pela liderança do VA e consultado pela agência Associated Press (AP), incluía uma carta anexa do departamento de recursos humanos do VA e uma folha de cálculo com uma lista de mais de 130 ocupações rotuladas como “Pedidos de Isenção do VA”.

“Parece que é quase toda a gente. Estamos a tentar descobrir quem é elegível”, realçou Mary-Jean Burke, fisioterapeuta e líder da Federação Americana de Funcionários do Governo.

As funções que o VA considerou inelegíveis para a oferta de rescisão vão desde trabalhadores da lavandaria e cozinheiros a enfermeiros, farmacêuticos e médicos.

Os elegíveis, de acordo com a carta do VA, incluem funcionários em período experimental a tempo inteiro e possivelmente alguns funcionários que se iriam reformar em 2025.

“As pessoas estão assustadas [e] um pouco stressadas com a anormalidade de tudo isto”, vincou Burke.

Um porta-voz do VA disse que a agência trabalhou em estreita colaboração com a Casa Branca e o Gabinete de Gestão de Pessoal para identificar os cargos que não são elegíveis para o programa de despedimento.

“Isentar estas ocupações do programa irá garantir que o VA continue a prestar assistência médica de missão crítica, benefícios e serviços memoriais aos veteranos da nossa nação, às suas famílias, cuidadores e sobreviventes”, salientou o porta-voz.

Um juiz federal bloqueou na quinta-feira temporariamente o programa de demissões, que foi orquestrado pelo conselheiro de Trump, Elon Musk. O juiz ordenou que o Governo republicano prolongasse o prazo até segunda-feira.

Os enfermeiros do VA — o maior empregador do governo federal — constituem o maior grupo de trabalhadores federais, totalizando mais de 100.000 e representando 5% de todos os funcionários permanentes a tempo inteiro, de acordo com uma análise de dados de pessoal da AP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Inibidor epigenético: nova arma contra a malária

Estudo internacional liderado por cientistas alemães identifica inibidor específico que mata o parasita da malária, abrindo caminho para uma nova classe de medicamentos antimaláricos que podem atuar em todas as fases do ciclo de vida do patógeno

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights