A GE HealthCare anunciou um investimento de 134 milhões de euros para expandir a sua fábrica de meios de contraste em Cork, na Irlanda. Este investimento visa responder à crescente procura global por meios de contraste, essenciais para procedimentos de diagnóstico por imagem.
A expansão incluirá novas instalações de 3.000 m² equipadas com tecnologia de ponta, incluindo tanques de preparação de soluções, sistemas multifuncionais de manuseamento de pós, uma nova linha de enchimento e autoclaves. Estes sistemas avançados de automatização apoiarão a produção tanto de produtos existentes como de produtos em desenvolvimento.
Com esta expansão, a GE HealthCare prevê aumentar a produção em 25 milhões de doses anuais de meios de contraste até ao final de 2027. Este aumento é crucial, considerando que se espera que a procura global por meios de contraste iodados duplique na próxima década, impulsionada pelo envelhecimento da população e pelo aumento da prevalência de doenças crónicas.
Kevin O’Neill, presidente e diretor executivo da GE HealthCare Pharmaceutical Diagnostics (PDx), destacou a responsabilidade da empresa em atender à crescente procura e garantir a segurança do fornecimento para os clientes. Por sua vez, Félix Yéboles, Diretor Geral da PDx para Espanha e Portugal, enfatizou o compromisso da empresa em assegurar um fornecimento estável e fiável destes medicamentos de diagnóstico na Península Ibérica.
A expansão em Cork reforça a presença histórica da GE HealthCare na região, onde a empresa opera há mais de 30 anos com uma equipa altamente qualificada e uma forte rede de distribuição global. Em 2024, as instalações da Irlanda, juntamente com os centros de produção na China e na Noruega, forneceram mais de 100 milhões de doses de meios de contraste a pacientes em todo o mundo.
A divisão de Diagnóstico Farmacêutico (PDx) da GE HealthCare, com mais de 4.000 colaboradores globalmente, não só produz meios de contraste, mas também desenvolve e fornece produtos radiofarmacêuticos utilizados em várias áreas médicas. Todos os processos de fabrico cumprem as Boas Práticas de Fabrico (BPF), garantindo a qualidade e segurança dos produtos.
PR/HN/MM
0 Comments