O 1º Seminário de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, organizado por estudantes de mestrado da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), terá lugar amanhã no Polo A da instituição, em Celas. O evento, que se estenderá por todo o dia, contará com uma programação diversificada, incluindo uma entrevista a especialistas na área e apresentações de projetos de investigação.
Um dos pontos altos do seminário será a entrevista conduzida pelos estudantes de mestrado às 14h30. Os entrevistados serão Rosa Simões, presidente da Mesa do Colégio da Especialidade em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Ordem dos Enfermeiros, e José Carlos Santos, membro da Coordenação Regional de Saúde Mental do Centro (na imagem). Ambos são docentes da ESEnfC e abordarão temas como as políticas de saúde mental, sua implementação e o papel dos enfermeiros na equipa multidisciplinar.
O seminário terá início às 9h00 com a sessão de abertura, que contará com as intervenções dos professores da ESEnfC, António Nabais e Maria Helena Quaresma, além da enfermeira e estudante de mestrado Filipa Seabra. Ao longo do dia, os estudantes terão a oportunidade de partilhar o seu percurso de estágio e os trabalhos de investigação realizados. Serão apresentados quatro projetos de intervenção e várias comunicações em formato de póster digital, que estarão em exposição no átrio do edifício.
O evento visa promover a partilha de conhecimentos e o debate entre os participantes, que incluirão não apenas os estudantes do mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, mas também enfermeiros tutores dos discentes. Esta iniciativa conta com o suporte científico dos docentes da unidade curricular do curso.
Para permitir uma maior acessibilidade, o seminário será transmitido online através do canal oficial da ESEnfC no YouTube. Isto possibilitará que um público mais amplo possa acompanhar as discussões e apresentações, incluindo a entrevista aos especialistas e a sessão de encerramento prevista para as 16h30.
PR/HN/MM
0 Comments