Centro de Atendimento Clínico de Santa Maria já realizou 10 mil atendimentos

15 de Fevereiro 2025

O Centro de Atendimento Clínico (CAC) de Sete Rios - ULS Santa Maria atingiu nesta semana a marca dos 10 mil atendimentos (10 179 utentes atendidos até 13 de Fevereiro) desde o início de atividade, a 1 de Agosto de 2024.

Só neste mês de Fevereiro, o CAC já realizou 703 atendimentos, numa média de 54 utentes por dia. Um aumento expressivo em relação às primeiras semanas de funcionamento, que demonstra uma cada vez maior adesão da população a esta resposta de proximidade.

É de sublinhar que apenas 59 utentes (0,5% do total) tiveram necessidade de encaminhamento para a Urgência de Santa Maria, números que demonstram a adequação da referenciação para o Centro de Atendimento Clínico, com um balanço geral de rapidez na resposta e satisfação por parte dos utentes e profissionais.

Desde o início da atividade do Centro de Sete Rios, as equipas do CAC realizaram ainda perto de 1500 exames de diagnóstico, entre análises, raio-x e eletrocardiogramas, garantindo acesso alargado a cuidados de saúde.

O CAC funciona sete dias por semana, entre as 08h00 e as 20h00, e conta com uma equipa de médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica, assistentes administrativos e técnicos auxiliares de saúde e com os adequados meios de diagnóstico (RX, análises clínicas e ECG), com capacidade integrada de resposta ao cidadão, que assim, em situações de menor gravidade, poderá resolver a sua situação de saúde de forma mais rápida e confortável.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Gestão dos Sintomas da DII

Para quem vive com Doença Inflamatória Intestinal (DII), cada dia pode trazer desafios inesperados. As crises podem surgir sem aviso, obrigando os doentes a adaptar constantemente a sua rotina para gerir os sintomas. No próximo episódio de Dar a Volta à DII é abordada a importância do reconhecimento precoce dos sinais de uma crise e das estratégias para minimizar o impacto da doença no quotidiano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights