A Comissão Europeia manifestou a sua preocupação com a proposta de política de tarifas recíprocas apresentada pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerando-a um passo na direção errada. Num comunicado emitido a 14 de fevereiro de 2025, a UE reiterou o seu compromisso com um sistema comercial global aberto e previsível, que beneficie todos os parceiros económicos.
A União Europeia destacou que mantém algumas das tarifas mais baixas do mundo e não vê justificação para o aumento de tarifas sobre as suas exportações para os EUA. A Comissão sublinhou que as tarifas funcionam como impostos, que, ao serem aplicados, acabam por onerar os próprios cidadãos norte-americanos, aumentando os custos para as empresas, limitando o crescimento económico e alimentando a inflação. Além disso, as tarifas criam incerteza económica e perturbam a eficiência e a integração dos mercados globais.
A UE recordou que o comércio mundial floresceu graças a regras transparentes e previsíveis, bem como a tarifas baixas. Durante décadas, a União Europeia colaborou com parceiros comerciais, incluindo os EUA, para reduzir tarifas e outras barreiras comerciais, reforçando essa abertura através de compromissos vinculativos no sistema de comércio baseado em regras. A Comissão Europeia considera que as ações dos EUA estão a minar esses compromissos.
A UE orgulha-se de ser uma das economias mais abertas do mundo, com mais de 70% das suas importações a entrarem sem tarifas. A tarifa média aplicada pela UE sobre bens importados continua a ser uma das mais baixas a nível global. A integração económica e a remoção de barreiras comerciais foram fundamentais para o sucesso da União Europeia.
A Comissão Europeia defende parcerias comerciais mutuamente benéficas e equilibradas, baseadas na transparência e na equidade. É por isso que a UE possui a maior e mais rápida rede de acordos comerciais do mundo, tendo negociado e concluído mais do que o triplo dos acordos comerciais em comparação com os EUA.
A UE afirmou que reagirá de forma firme e imediata contra barreiras injustificadas ao comércio livre e justo, incluindo quando as tarifas forem usadas para desafiar políticas legais e não discriminatórias. A União Europeia comprometeu-se a proteger as empresas, trabalhadores e consumidores europeus de medidas tarifárias injustificadas.
A Comissão Europeia deixou claro que continuará a defender um sistema comercial global baseado em regras, que promova a estabilidade económica e o crescimento sustentável.
0 Comments