CNS – Campus Neurológico de Braga celebra o seu primeiro ano de atividade com resultados promissores

17 de Fevereiro 2025

O CNS – Campus Neurológico de Braga celebra hoje o seu primeiro aniversário, assinalando um ano de dedicação à prestação de cuidados de saúde neurológicos de excelência na região Norte. […]

O CNS – Campus Neurológico de Braga celebra hoje o seu primeiro aniversário, assinalando um ano de dedicação à prestação de cuidados de saúde neurológicos de excelência na região Norte. Desde a sua inauguração a 17 de fevereiro de 2024, a unidade tem-se afirmado como uma referência no tratamento de doenças neurológicas, oferecendo uma abordagem multidisciplinar e integrada aos seus utentes.

Ao longo deste primeiro ano, o CNS Braga verificou uma crescente procura pelos seus serviços especializados. A unidade conta com uma equipa altamente qualificada de 26 profissionais de saúde, incluindo 18 médicos – dos quais 10 são neurologistas –, além de psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas e especialistas em neurofisiologia e nutrição.

Com uma abordagem multidisciplinar, o CNS Braga oferece consultas em sete especialidades médicas – neurologia, pneumologia, medicina interna, medicina geral e familiar, neurocirurgia, dermatologia e psiquiatria – e cobre nove subespecialidades dentro da neurologia. Estas incluem demências, doenças do movimento (como consultas de toxina botulínica e de cirurgia de estimulação cerebral profunda), doenças neuromusculares, esclerose múltipla, AVC, distúrbios do sono, epilepsia e cefaleias. Este vasto leque de especialidades e subespecialidades permite um acompanhamento integral e personalizado de diversas condições neurológicas, assegurando um tratamento de excelência e de acordo com as necessidades de cada paciente.

O Prof. Doutor Joaquim Ferreira, diretor clínico do CNS, destaca a importância da expansão para Braga:

“É com grande satisfação que celebramos o primeiro ano de atividade do CNS Braga. Este foi um ano desafiador, no qual toda a equipa do CNS demonstrou a sua capacidade e dedicação ao estender ao CNS Braga os princípios que definem o nosso modelo multidisciplinar de cuidados. Estou convencido de que conseguimos implementar com sucesso uma forma de cuidar que caracteriza o CNS e que, em todos os momentos, procura prestar cuidados de qualidade e apoiar os nossos doentes, os seus familiares e cuidadores.”

A Dra. Margarida Rodrigues, neurologista e coordenadora do CNS Braga, reforça o compromisso da unidade com a região:

“O CNS Braga veio atender às necessidades das pessoas com doença neurológica e das suas famílias, integrando de forma multidisciplinar os cuidados aos utentes através da articulação entre as especialidades médicas e as terapias dedicadas à reabilitação neurológica. No final deste primeiro ano o CNS conta com 26 profissionais de saúde, dos quais 10 são médicos neurologistas. A articulação com o CNS Torres Vedras e Lisboa, permite a esta unidade beneficiar da robusta experiência destes centros, e assim garantir o rigor e a excelência de cuidados neurológicos no Norte do país.”

O CNS Braga, localizado na Avenida 31 de Janeiro, n.º 620, em Braga, é a terceira unidade do CNS – Campus Neurológico, juntando-se às já existentes em Torres Vedras e Lisboa. A sua missão é melhorar a qualidade de vida e a autonomia dos doentes, bem como formar os doentes e as suas famílias, tornando-os parte integrante do processo de decisão clínica.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Grávida tem bebé em ambulância à porta de casa no Seixal

Um bebé nasceu hoje numa ambulância dos Bombeiros do Seixal, à porta de casa da grávida, enquanto eram aguardadas indicações sobre para que hospital se deveriam dirigir, dado que as urgências de obstetrícia do hospital de Almada estão fechadas.

Sofia Correia de Barros: “Portugal é Exemplo Mundial na Qualidade do Tratamento de Diálise”

Em entrevista exclusiva ao HealthNews, Sofia Correia de Barros, Presidente da Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL), destaca os desafios da literacia em saúde, a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença renal crónica, e faz o balanço das quatro décadas de trabalho da associação, sublinhando a necessidade de inovação e de uma maior valorização do setor em Portugal.

Três urgências fechadas no 25 de Abril e seis no fim de semana

Três urgências vão estar fechadas no feriado do 25 de Abril, número que sobe para seis no sábado e no domingo, a maioria de obstetrícia e ginecologia, segundo a informação publicada no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Slow Art: Um Caminho para o Bem-Estar

Num mundo acelerado, onde a atenção é cada vez mais fragmentada e o tempo limitado, a arte pode ser um espaço de silêncio, presença e reencontro com o essencial. Este é o mote do curso Slow Art: A Arte como um Caminho para o Bem-Estar, leccionado por Mário Rodrigues, no Museu do Oriente, a 10 de Maio.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights