O CNS – Campus Neurológico de Braga celebra hoje o seu primeiro aniversário, assinalando um ano de dedicação à prestação de cuidados de saúde neurológicos de excelência na região Norte. Desde a sua inauguração a 17 de fevereiro de 2024, a unidade tem-se afirmado como uma referência no tratamento de doenças neurológicas, oferecendo uma abordagem multidisciplinar e integrada aos seus utentes.
Ao longo deste primeiro ano, o CNS Braga verificou uma crescente procura pelos seus serviços especializados. A unidade conta com uma equipa altamente qualificada de 26 profissionais de saúde, incluindo 18 médicos – dos quais 10 são neurologistas –, além de psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas e especialistas em neurofisiologia e nutrição.
Com uma abordagem multidisciplinar, o CNS Braga oferece consultas em sete especialidades médicas – neurologia, pneumologia, medicina interna, medicina geral e familiar, neurocirurgia, dermatologia e psiquiatria – e cobre nove subespecialidades dentro da neurologia. Estas incluem demências, doenças do movimento (como consultas de toxina botulínica e de cirurgia de estimulação cerebral profunda), doenças neuromusculares, esclerose múltipla, AVC, distúrbios do sono, epilepsia e cefaleias. Este vasto leque de especialidades e subespecialidades permite um acompanhamento integral e personalizado de diversas condições neurológicas, assegurando um tratamento de excelência e de acordo com as necessidades de cada paciente.
O Prof. Doutor Joaquim Ferreira, diretor clínico do CNS, destaca a importância da expansão para Braga:
“É com grande satisfação que celebramos o primeiro ano de atividade do CNS Braga. Este foi um ano desafiador, no qual toda a equipa do CNS demonstrou a sua capacidade e dedicação ao estender ao CNS Braga os princípios que definem o nosso modelo multidisciplinar de cuidados. Estou convencido de que conseguimos implementar com sucesso uma forma de cuidar que caracteriza o CNS e que, em todos os momentos, procura prestar cuidados de qualidade e apoiar os nossos doentes, os seus familiares e cuidadores.”
A Dra. Margarida Rodrigues, neurologista e coordenadora do CNS Braga, reforça o compromisso da unidade com a região:
“O CNS Braga veio atender às necessidades das pessoas com doença neurológica e das suas famílias, integrando de forma multidisciplinar os cuidados aos utentes através da articulação entre as especialidades médicas e as terapias dedicadas à reabilitação neurológica. No final deste primeiro ano o CNS conta com 26 profissionais de saúde, dos quais 10 são médicos neurologistas. A articulação com o CNS Torres Vedras e Lisboa, permite a esta unidade beneficiar da robusta experiência destes centros, e assim garantir o rigor e a excelência de cuidados neurológicos no Norte do país.”
O CNS Braga, localizado na Avenida 31 de Janeiro, n.º 620, em Braga, é a terceira unidade do CNS – Campus Neurológico, juntando-se às já existentes em Torres Vedras e Lisboa. A sua missão é melhorar a qualidade de vida e a autonomia dos doentes, bem como formar os doentes e as suas famílias, tornando-os parte integrante do processo de decisão clínica.
NR/PR/HN
0 Comments