APCL organiza 2ª Conferência sobre Imunoterapia e Terapia Celular em Lisboa

18 de Fevereiro 2025

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) promove, no próximo dia 8 de março, a 2.ª edição da Conferência "Olhando hoje para a imunoterapia do amanhã - novas aplicações e indicações da terapia celular", no Hotel Lumen, em Lisboa.

A conferência conta com o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Hematologia e com a parceria da Associação Batazu que, tal como em 2024, se associa à APCL na realização deste evento.

Este evento, direcionado a profissionais de saúde, oferece uma oportunidade única para discutir e partilhar os avanços mais recentes em imunoterapia e terapia celular. Num momento em que a imunoterapia se consolida como uma abordagem revolucionária no tratamento de diversas doenças, com destaque para a hemato-oncologia, esta conferência assume uma particular relevância.

Especialistas nacionais e internacionais apresentarão um programa científico de excelência, abordando temas cruciais como as novas aplicações e indicações da terapia celular, desafios na sua implementação e a importância da qualidade de vida dos doentes.

Após as boas-vindas dadas por Manuel Abecasis, presidente da APCL, terá lugar uma conferência por Franco Locatelli, professor catedrático de Pediatria na Universidade Católica de Roma e director do Departamento de Hematologia e Oncologia Pediátrica do IRCCS Ospedale Pediatrico Bambino Gesu de Roma, que apresentará novas aplicações e indicações da terapia celular. A conferência será moderada por Arnon Nagler, director do Departamento de Hematologia e Transplantação no Chaim Sheba Medical Center em Tel Avive e por Joaquin Duarte, especialista do serviço de Pediatria Oncológica no IPO de Lisboa.

Seguidamente, José Mário Mariz, assistente graduado sénior e  director do Serviço de Hemato-Oncologia do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, abordará a utilização de células CAR T como terapia de segunda linha para o linfoma B difuso de grandes células, numa sessão moderada  João Lacerda, diretor do Serviço de Hematologia Hospital de Santa Maria, e Maria Gomes da Silva, directora do Serviço de Hematologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa. Seguir-se-ão apresentações por especialistas dos serviços de Hematologia dos IPOs de Lisboa e do Porto e do Hospital de Santa Maria, abordando as respectivas experiências, focando nomeadamente as toxicidades precoces e tardias associadas ao tratamento com CAR T Cells.

Na segunda parte, o tema da imunoterapia avançada no mieloma múltiplo – células CAR T versus anticorpos biespecíficos – moderado por Fernando Leal da Costa, director do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa, e  por Catarina Geraldes, diretora do Serviço de Hematologia Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), será apresentado por Maria Vitoria Mateos, coordenadora do Grupo Espanhol de Mieloma Múltiplo (GEM) e por Paulo Lúcio, hematologista da Fundação Champalimaud.

A 2ª conferência do evento, moderada por Manuel Abecasis e por Fernando Pimentel dos Santos, presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, sobre o tema “CAR T Cells: da Hematologia às Doenças auto-imunes”, é da responsabilidade de Arnon Nagler.

A encerrar, Maria Gomes da Silva falará sobre os desafios impostos à qualidade de vida dos doentes tratados com células CAR T. Um representante do Infarmed, ainda a anunciar, abordará o papel da instituição no acesso dos doentes à terapia com células CAR T. Esta sessão é moderada por José Mário Mariz e por Isabel Fernandes, oncologista no Hospital de Santa Maria e membro do Programa Nacional das doenças Oncológicas.

O encerramento estará a cargo de Manuel Abecasis, presidente da APCL, e Tomás Lamas, médico e presidente da Associação Batazu.

A APCL convida todos os profissionais de saúde a participar nesta iniciativa, contribuindo para o progresso do conhecimento e da prática clínica nesta área em constante desenvolvimento.

A inscrição no evento pode ser feita através do preenchimento do formulário online, enviando email para geral@apcl.pt, ou através do contacto telefónico 213 422 205.

A iniciativa conta com um “unrestricted grant” da  Gilead, Johnson & Johnson e Novartis.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Informação HealthNews: Ana Paula Martins será reconduzida no cargo

De acordo com diferentes fontes contactada pelo Healthnews, Ana Paula Martinis será reconduzida no cargo de Ministra da Saúde do XXV Governo constitucional, numa decisão que terá sido acolhida após discussão sobre se era comportável a manutenção da atual ministra no cargo, nos órgão internos da AD. Na corrida ao cargo, para além de Ana Paula Martins estava Ana Povo, atual Secretária de Estado da Saúde, que muitos consideravam ser a melhor opção de continuidade e Eurico Castro Alves, secretário de estado da Saúde do XX Governo Constitucional.

Auditorias da IGAS apontam fragilidades no combate à corrupção no SNS

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde realizou 14 auditorias a entidades do SNS desde 2023, que identificaram áreas críticas que exigem reforço nos mecanismos de controlo interno e prevenção da corrupção nas entidades auditadas, revela um relatório hoje divulgado

Programa Proinfância apoia mais de 1.200 crianças vulneráveis em Portugal

Desde o seu lançamento em Portugal, em 2021, o Programa Proinfância da Fundação ”la Caixa” tem acompanhado mais de 1.200 crianças e adolescentes, assim como mais de 800 famílias em situação de vulnerabilidade económica e risco de exclusão social em todo o território nacional. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights