Bactéria oral comum engana sistema imunitário, revela estudo

24 de Fevereiro 2025

Estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela como a bactéria Porphyromonas gingivalis, responsável pela periodontite, engana o sistema imunitário, abrindo caminho para novas terapias contra infeções orais.

Investigadores da Universidade Hebraica de Jerusalém descobriram um novo mecanismo pelo qual a Porphyromonas gingivalis, uma bactéria-chave na periodontite, evade o sistema imunitário. O estudo, publicado na PNAS, revela que esta bactéria explora a proteína CD47 para suprimir as respostas imunitárias, permitindo-lhe persistir em tecidos inflamados e contribuir para doenças sistémicas.

A equipa liderada pelo Professor Gabriel Nussbaum da Faculdade de Medicina Dentária descobriu que a P. gingivalis utiliza a proteína CD47, conhecida como um sinal de “não me coma” em células cancerígenas, para interferir com a resposta imunitária do corpo. Além disso, a bactéria induz a produção de trombospondina-1 (TSP-1), um ligando que suprime ainda mais a atividade imunitária, particularmente a eliminação bacteriana mediada por neutrófilos.

Esta descoberta explica por que a P. gingivalis prospera em ambientes inflamatórios, levando à periodontite crónica e potencialmente contribuindo para outras doenças sistémicas como doenças cardiovasculares, Alzheimer e cancro. Os investigadores demonstraram que o bloqueio de CD47 ou TSP-1 aumentou significativamente a eliminação bacteriana pelo sistema imunitário.

O estudo sugere que direcionar a sinalização CD47-TLR2 ou TSP-1 pode representar uma nova abordagem para gerir infeções crónicas ligadas à saúde oral e sistémica. Esta descoberta abre novas possibilidades terapêuticas além dos tratamentos periodontais atuais, que se concentram principalmente na redução mecânica da carga bacteriana.

Dada a forte correlação entre a periodontite e condições como doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, esta descoberta tem implicações amplas além da odontologia. Investigações futuras explorarão como estes resultados podem ser traduzidos em terapias clínicas visando melhorar as respostas imunitárias a infeções bacterianas persistentes.

NR/HN/Alphagalileo

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights