Falta de Informação sobre a Zona Coloca População Acima dos 50 em Risco

24 de Fevereiro 2025

Inquérito revela desconhecimento sobre a Zona em Portugal, doença que afeta principalmente pessoas acima dos 50 anos. Campanha de sensibilização visa alertar para riscos e importância da prevenção

Entre 24 de fevereiro e 2 de março de 2025, realiza-se a Semana de Sensibilização para a Zona em Portugal, com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre esta doença que afeta principalmente a população com mais de 50 anos e pessoas com doenças crónicas. A campanha, intitulada “Uma dor que marca: vozes de quem sentiu a Zona”, é lançada pela GSK com o apoio da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF).

A Zona é uma doença causada pela reativação do vírus varicela-zoster, responsável pela varicela, que permanece adormecido no corpo após a manifestação inicial da doença. Com o envelhecimento natural do sistema imunitário, especialmente a partir dos 50 anos, este vírus pode despertar, causando a Zona.

Um inquérito internacional, realizado em nove países, incluindo Portugal, revelou que mais de metade das pessoas desconhece esta doença. Em Portugal, 63% dos inquiridos saudáveis e 60% das pessoas com comorbilidades afirmam não ter grande conhecimento sobre o tema.

Apesar de 50% dos portugueses se sentirem mais jovens do que a sua idade, 40% não se consideram em risco de desenvolver Zona. No entanto, esta é uma doença que pode afetar uma em cada três pessoas e leva ao internamento de uma pessoa a cada dois dias em Portugal.

O risco de desenvolver Zona é aumentado por diversos fatores:

  • Envelhecimento natural do sistema imunitário
  • Doenças crónicas como diabetes, doenças cardiovasculares, DPOC, doença renal crónica, depressão, doenças oncológicas ou autoimunes
  • Trauma físico
  • Stress psicológico agudo
  • Exposição solar excessiva
  • Hábitos de vida pouco saudáveis (tabagismo, alimentação desequilibrada, sedentarismo e sono insuficiente)

Sofia Duque, da SPMI, alerta que a Zona pode afetar portugueses que se consideram saudáveis, levando a um decréscimo acentuado da sua autonomia e alegria de viver.

Nuno Jacinto, Presidente da APMGF, destaca que a Zona tem consequências não só para a saúde dos indivíduos, mas também para a sustentabilidade do SNS, sendo causa de múltiplos episódios de atendimento em contexto agudo, tanto nos hospitais como nos cuidados de saúde primários.

O inquérito internacional, financiado pela GSK e realizado pela Ipsos, envolveu 8.400 adultos entre os 50 e os 60 anos de nove países. Em Portugal, mais de 50% dos inquiridos relatam estar sob stress, com 51% a descreverem as suas vidas como solitárias, stressadas e pouco saudáveis.

A campanha visa alertar para a importância da prevenção da Zona, que pode ser feita através de:

  • Vacinação
  • Exercício físico
  • Gestão do stress
  • Adoção de hábitos de vida saudáveis

A Semana de Sensibilização para a Zona pretende, assim, aumentar o conhecimento sobre esta doença muitas vezes desvalorizada, mas com um impacto significativo na vida de muitos portugueses.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights