IGAS aponta falhas no INEM durante greves e pico histórico de chamadas

27 de Fevereiro 2025

Ministra da Saúde recebe relatório preliminar sobre desempenho do INEM durante greves de 2024, que coincidiram com pico histórico de emergências e carências de recursos.

A Ministra da Saúde recebeu o relatório preliminar da Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS), solicitado em novembro de 2024, para avaliar o cumprimento das normas de segurança e a capacidade operacional dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM durante as greves ocorridas em outubro e novembro do mesmo ano. O documento, ainda em fase de contraditório, analisa eventuais falhas no socorro aos cidadãos e constrangimentos no circuito de pré-avisos de greve entre sindicatos, INEM e Secretaria-Geral do Ministério.

O relatório destaca a coincidência excecional de duas greves — uma do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEHP) e outra da Federação Nacional Sindical de Sindicatos Independentes da Administração Pública (FESINAP) — com o maior volume de chamadas recebidas pelo CODU em 2023 e 2024, registado em 4 de novembro.

O texto também aponta a redução significativa de recursos humanos no INEM entre 2022 e 2024, incluindo a falta de 483 Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEHP) em junho de 2024, num total previsto de 1341. Problemas estruturais, como ambulâncias paradas por falta de manutenção e viaturas sem tripulação, agravaram a situação.

O Governo afirma ter iniciado a reversão dessas carências antes do período analisado, com a contratação de 200 TEHP em janeiro de 2025, um novo concurso para mais 200 técnicos em andamento, e acordos com a Liga dos Bombeiros e a Cruz Vermelha Portuguesa para reforçar a resposta emergencial. A Ministra da Saúde destacou o esforço dos profissionais do INEM e garantiu que agirá conforme as recomendações finais da IGAS após a conclusão do inquérito.

PR/HN/MM

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights