Equipa de investigadores da Universidade da Maia e da NephroCare distinguida com maior prémio de investigação na área da nefrologia

28 de Fevereiro 2025

A equipa premiada é composta por Pedro Martins, Diogo Leal, Aníbal Ferreira, Kenneth Wilund e João Viana.

A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL), em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN), acaba de distinguir o trabalho intitulado “A associação do exercício intradialítico com a mortalidade e a hospitalização: um estudo de coorte”, desenvolvido no âmbito de uma parceria entre o Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade da Maia e a NephroCare, com o maior prémio de investigação na área da nefrologia, no valor de 10 mil euros.

Segundo Pedro Martins, primeiro autor do estudo: “Esta investigação permitiu demonstrar pela primeira vez uma importante associação entre a participação num programa de exercício intradialítico implementado a nível nacional, que corresponde ao exercício físico realizado durante a hemodiálise, e o risco de mortalidade e hospitalização nesta população. Deixando ainda importantes pistas sobre a necessidade de continuar a desenvolver estratégias complementares para combater o complexo problema da inatividade física desta população.”

João Viana, coordenador da equipa de investigação, destaca que: “Este prémio é um importante reconhecimento do nosso trabalho, mas acima de tudo um incentivo para continuarmos a investigar sobre as melhores estratégias para aumentar a atividade física nesta população, bem com a sua translação para a prática clínica generalizada. Acreditamos que uma intervenção ainda mais personalizada, que considere as preferências e necessidades de cada doente, pode trazer ainda mais benefícios para a qualidade de vida dos doentes, sendo este o nosso grande objetivo.”

Este ano, o prémio de investigação “ANADIAL-SPN” atribuiu também três menções honrosas aos seguintes trabalhos: “Ingestão de potássio – (In)esperado não preditor de níveis séricos de potássio mais elevados em doentes em hemodiálise seguidores do padrão alimentar DASH” de Cristina Garagarza Antunes, nutricionista e diretora do departamento de nutrição da NephroCare; “Avaliação geriátrica para melhorar os cuidados centrados no doente com doença renal crónica” de Ana Farinha, nefrologista na Unidade de Saúde Local (ULS) da Arrábida; e “Análise de fatores genéticos de progressão de doença renal na população portuguesa” de Filipe dos Santos Mira, nefrologista na ULS de Coimbra.

O júri foi composto por Pedro Ponce, Fernando Macário, Ana Paiva e Eduardo Costa, indigitados pela ANADIAL, e Edgar Almeida e Luís Coentrão indigitados pela SPN.

O Prémio “ANADIAL-SPN”, de atribuição anual, visa promover a realização de estudos clínicos e avaliações epidemiológicas na área da Investigação em Insuficiência Renal Crónica, com particular relevância para a identificação de fatores de risco e intervenções preventivas da evolução da doença renal crónica.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Impacto da dieta na DII

A alimentação é um dos temas que mais dúvidas levanta entre as pessoas que vivem com doença inflamatória do intestino (DII), nomeadamente Doença de Crohn e Colite Ulcerosa. Apesar de não ser uma causa direta da doença, acredita-se que os hábitos alimentares podem desempenhar um papel importante na forma como os sintomas se manifestam e na gestão do dia a dia da patologia.

Impacto da dieta na DII

A ciência tem vindo a demonstrar que a saúde intestinal tem uma relação direta com a saúde mental. Estudos confirmam que o intestino é um órgão essencial na produção de neurotransmissores, como a serotonina, que influenciam o humor e o bem-estar emocional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights