Politécnico de Setúbal acolhe congresso científico internacional sobre qualidade de vida

28 de Fevereiro 2025

Cerca de 150 investigadores/as e estudantes nacionais e estrangeiros estão reunidos desde ontem na Escola Superior de Educação do Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), no âmbito de um congresso onde estão a ser discutidos os mais recentes avanços da ciência em matéria de qualidade de vida.

O evento internacional, que cumpre a sua 3.ª edição, é organizado pelo Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV), consórcio do qual o IPS faz parte, debruçando-se sobre a temática “Inovação e Sustentabilidade para um Futuro de Qualidade”.

Tal como referiu na sessão de abertura a presidente da instituição, Ângela Lemos, trata-se de “uma oportunidade ímpar para a partilha de conhecimento, promoção da inovação e desenvolvimento de soluções sustentáveis para a melhoria do bem-estar das sociedades, que é a nossa missão enquanto investigadores e professores”.

A responsável sublinhou ainda a importância da integração do IPS neste centro de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que vem “permitir a estudantes, docentes e investigadores/as desenvolverem investigação em diversas áreas do saber, elevando a qualidade do ensino no IPS e criando condições para a criação de soluções inovadoras, contribuindo assim para o fortalecimento da economia regional”.

Ao reforço da capacidade científica, junta-se com igual importância a possibilidade de “fortalecer as redes de colaboração internacional e nacional, atraindo financiamentos, parcerias e oportunidades de cooperação, o que é benéfico para todas as partes envolvidas”, salientou também Ângela Lemos.

Além da presidente do IPS e do diretor da ESE/IPS, João Pires, marcaram também presença na abertura do evento Regina Ferreira, coordenadora do CIEQV, Hélder Pereira, vice-presidente do Politécnico de Santarém, e Carla Guerreiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

Ao longo destes dois dias de trabalho, o 3.º Congresso Internacional do CIEQV distribui-se entre sete conferências, seis workshops e mais de uma centena de comunicações, abordando as grandes linhas de investigação desenvolvidas pelo CIEQV, nomeadamente Educação de Qualidade; Sustentabilidade Social e Empreendedorismo; Sistemas Agroalimentares Sustentáveis; Atividade Física e Desporto; e Determinantes Sociais e Indicadores de Saúde para a Qualidade de Vida.

Dirigido a investigadores, académicos, profissionais e estudantes interessados no tema, o congresso pretende constituir um espaço de intercâmbio internacional entre pares, dando a conhecer boas práticas, novos estudos e tecnologias de ponta, ao mesmo tempo que procura aumentar a consciencialização do público, comunidades e organizações para as várias dimensões da qualidade de vida.

O CIEQV é uma unidade multidisciplinar de Investigação e Desenvolvimento (I&D) alinhada com as prioridades da Agenda 2030 no que respeita a alguns dos desafios mais prementes da vida em sociedade, em diferentes grupos etários e contextos sociais. O consórcio, coordenado pelo Politécnico de Santarém, agrega cinco instituições de Ensino Superior Politécnico.

NR/PR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Malária matou 31 angolanos por dia em 2024

A malária matou 11.447 pessoas em Angola em 2024, uma média de 31 mortes por dia em quase 12 milhões de casos notificados no ano passado, anunciaram hoje as autoridades angolanas, garantindo investimentos na prevenção e tratamento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights