Regime Excecional para Nutrição Entérica em Portugal”

7 de Março 2025

Portugal implementa regime excecional de comparticipação para nutrição entérica, visando melhorar o acesso a cuidados nutricionais para doentes com necessidades específicas.

A Portaria n.º 82/2025/1 estabelece um regime excecional de comparticipação para a nutrição entérica, abrangendo formulações entéricas, modulares e suplementos nutricionais orais. A medida visa melhorar o acesso a cuidados nutricionais para doentes com desnutrição, oferecendo comparticipações progressivas: 37% em 2025, 69% em 2026 e 90% em 2027 para formulações entéricas e modulares. Os suplementos nutricionais orais terão uma comparticipação de 15% após avaliação pelo Infarmed. A dispensa será feita exclusivamente em farmácias de oficina.

A prescrição está limitada a médicos especialistas em oncologia médica, medicina interna, endocrinologia-nutrição, gastroenterologia e pediatria, sujeita a validação pelo Grupo de Nutrição Entérica e Parentérica. A Ordem dos Nutricionistas expressou descontentamento com a exclusão dos nutricionistas na prescrição, considerando que isso prejudica a qualidade dos cuidados nutricionais.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto nacional deteta bactérias e resistência a antibióticos em 30 minutos

Um dispositivo portátil para a deteção rápida de bactérias e da resistência a antibióticos está a ser desenvolvido em Portugal por um consórcio que junta entidades públicas e privadas. O equipamento permitirá identificar, a partir de uma simples amostra de urina, a bactéria responsável pela infeção e os genes associados à resistência antimicrobiana, possibilitando a indicação do antibiótico mais adequado para o tratamento.

INEM ajuda Angola a combater surto de cólera após apelo da OMS

Cinco operacionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) encontram-se em Angola para apoiar as autoridades deste país no combate ao surto de cólera, que provocou já 500 mortos e 13.818 casos, anunciou hoje a entidade portuguesa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights