Aliança para o Cancro do Pulmão: Workshop Promove Discussão sobre Rastreio

11 de Março 2025

A Aliança para o Cancro do Pulmão promove um workshop virtual sobre o rastreio do cancro do pulmão no dia 11 de março, com especialistas em saúde e comunicação, para discutir a importância do diagnóstico precoce e o impacto do jornalismo na conscientização sobre a doença.

A Aliança para o Cancro do Pulmão, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas, organiza um workshop virtual intitulado “Rastreio do Cancro do Pulmão: Game-Changing” no dia 11 de março, entre as 17h00 e as 18h30. O evento, com inscrição gratuita, visa promover a discussão sobre o papel do jornalismo na disseminação do conhecimento sobre a doença, envolvendo profissionais de saúde, comunicação e a comunidade em geral.

O programa do workshop inclui três sessões. A sessão de abertura contará com a participação do investigador e professor universitário Rui Medeiros e de Francisco Ferreira, do Sindicato dos Jornalistas. Segue-se uma apresentação da jornalista Lúcia Gonçalves sobre “Mediatismo no Cancro”. A pneumologista Dr.ª Lurdes Ferreira abordará o tema “Cancro do Pulmão: Epidemiologia, diagnóstico e prognóstico”.

Ainda haverá um debate sobre a importância do rastreio do cancro do pulmão, com a participação da pneumologista Dr.ª Gabriela Fernandes, da oncologista Dr.ª Fernanda Estevinho e do Prof.º Rui Medeiros. Nesta sessão, serão apresentados e discutidos os resultados de um estudo recente sobre a custo-efetividade do rastreio do cancro do pulmão em Portugal.

A Aliança para o Cancro do Pulmão é uma coalizão de entidades que inclui o Grupo de Estudos para o Cancro do Pulmão, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Ordem dos Médicos, Pulmonale, Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardíaca, Torácica e Vascular, Sociedade Portuguesa de Pneumologia e AstraZeneca, com o objetivo de melhorar a sobrevivência ao cancro do pulmão através da colaboração e partilha de experiências.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Malária matou 31 angolanos por dia em 2024

A malária matou 11.447 pessoas em Angola em 2024, uma média de 31 mortes por dia em quase 12 milhões de casos notificados no ano passado, anunciaram hoje as autoridades angolanas, garantindo investimentos na prevenção e tratamento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights