Descoberta revolucionária: macacos produzem ferramentas de pedra no Brasil

12 de Março 2025

Uma equipa internacional descobriu que macacos-prego-de-peito-amarelo no Brasil produzem involuntariamente lascas afiadas ao quebrar nozes, abrindo novas perspetivas sobre as origens da tecnologia de ferramentas de pedra na evolução humana.

Uma equipa internacional liderada por Tomos Proffitt, do Centro Interdisciplinar em Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano da Universidade do Algarve, realizou uma descoberta significativa na Fazenda Matos, no Brasil. Os macacos-prego-de-peito-amarelo (Sapajus xanthosternos) produzem involuntariamente lascas afiadas ao quebrar nozes, um comportamento que pode ter sido crucial para o desenvolvimento das primeiras ferramentas de pedra na evolução humana.

Os resultados do estudo revelam que estas lascas, características dos primeiros conjuntos de ferramentas humanas, surgem como subproduto do uso percussivo de pedras pelos primatas. A análise dos materiais líticos deixados pelos macacos-prego-de-peito-amarelo mostrou semelhanças com as assinaturas arqueológicas associadas aos primeiros hominínios, sugerindo que a produção intencional de lascas pode ter evoluído a partir de comportamentos semelhantes há mais de 3 milhões de anos.

A equipa comparou o conjunto lítico da Fazenda Matos com registos semelhantes de outros primatas, como os macacos-de-cauda-longa na Tailândia, destacando diferenças-chave nas assinaturas materiais influenciadas pela disponibilidade de matéria-prima e pelo tamanho das lascas. No entanto, a produção de lascas afiadas é um aspeto comum a todas as espécies que utilizam ferramentas de pedra.

Os resultados desafiam a suposição de que todas as lascas afiadas no registo arqueológico representam a produção deliberada de ferramentas, sugerindo que algumas das primeiras ferramentas de pedra podem ter sido subprodutos de comportamentos percussivos. Esta investigação reforça a importância de estudar os primatas modernos para explorar as raízes evolutivas do comportamento humano.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prioridades para a Saúde nas Legislativas 2025: Propostas de Pedro Pita Barros

Pedro Pita Barros, especialista em economia da saúde e professor da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), propõe para as legislativas de 18 de maio um reforço do SNS, valorização dos profissionais, aposta nos cuidados primários e continuados, redução dos pagamentos diretos das famílias, estabilidade na gestão das ULS e consensos na saúde oral e mental, destacando a necessidade de medidas concretas e transversais

Carlos Cortes: Prioridades da Ordem dos Médicos para o XXV Governo

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, defende que o próximo Governo deve apostar na valorização dos recursos humanos, na reforma da gestão do SNS e na centralidade da pessoa nos cuidados de saúde. Propõe políticas de retenção de médicos, autonomia de gestão e humanização transversal do sistema.

Prioridades para a Saúde: Propostas de Fernando Leal da Costa para o XXV Governo Constitucional

Fernando Leal da Costa, Professor Universitário e ex-ministro da Saúde, defende como prioridades para o próximo Governo: revisão da Lei de Bases da Saúde e do Estatuto do SNS, reforma administrativa, reforço da gestão local, digitalização dos processos clínicos, controlo estatal da ADSE, redefinição dos recursos humanos, avaliação da eficiência, renovação hospitalar e aposta na prevenção.

Legislativas / Propostas dos partidos para a Saúde

Com a saúde como tema prioritário nos programas eleitorais, os partidos com assento parlamentar focam-se no aumento da remuneração dos profissionais, com a esquerda a ir mais longe para fixar médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os programas eleitorais divergem sobretudo em matéria de parcerias público-privadas (PPP’s) em que os partidos mais à esquerda querem o fim destes contratos com privados enquanto a direita defende a sua eficácia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights