Projeto de investigação Care4PhysicalActivity do CIDNUR promove evento científico internacional sobre “Literacia Física ao Longo da Vida”

12 de Março 2025

Nas últimas décadas, verificou-se um aumento da prática de atividade física, associado a uma maior preocupação com a adoção de estilos de vida saudáveis. Apesar disso, esta realidade ainda nos desafia em múltiplos domínios. Contudo, em Portugal, os níveis de atividade física continuam aquém do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, colocando o país entre os mais sedentários da Europa.

Para reverter esta realidade, a Direção-Geral da Saúde desenvolveu a “Estratégia Nacional de Promoção da Atividade Física, da Saúde e do Bem-estar” e definiu a atividade física como um dos programas de saúde prioritários. Há, assim, a necessidade de desenvolvimento de competências específicas dos profissionais de saúde que atuam neste contexto, quer na dimensão científica, técnica ou relacional.

O Enfermeiro tem acompanhado estas novas exigências em saúde, através da atenção que dispensa à singularidade de cada pessoa, inserida numa família/comunidade. É também o profissional de saúde na equipa interdisciplinar que pode ser determinante no contributo para a saúde individual e coletiva dos praticantes de atividade física, de exercício físico e/ou de desporto. Os cuidados de enfermagem decorrem da avaliação, centrada na manutenção da saúde, ou sua reabilitação, de forma ativa, contínua e adequada às particularidades de cada pessoa.

A realidade/experiência/expectativas está assim construída numa lógica de literacia em saúde e até de “responsabilidade social”, alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável.

O projeto de investigação Care4PhysicalActivity, inserido no CIDNUR, nasce neste contexto, alinhado com os objetivos de desenvolvimento sustentável, especialmente o terceiro, que visa promover a saúde de qualidade. Existe necessidade de promover a literacia física da população em geral, mas dos profissionais de saúde em específico. Deste projeto fazem parte vários work packages, com uma equipa multidisciplinar, da qual se distingue a Enfermagem em múltiplas especialidades (Reabilitação, Médico-cirúrgica, Pediátrica, entre outras).

Nesta sequência, e para melhor preparar o Dia Mundial da Atividade Física, comemorado a 6 de abril, a ESEL organiza a 1ª Conferência Internacional de Enfermagem do Desporto, do Exercício Físico e da Atividade Física: A literacia física ao longo da vida | ESEL – Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, que se realizará dia 31 de março de 2025.

A inscrição é gratuita e pode ser feita até dia 28 de março. Tem até dia 16 de março de 2025 para poder submeter uma comunicação oral, através do envio de resumo segundo normas.

Inscrições aqui

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prioridades para a Saúde nas Legislativas 2025: Propostas de Pedro Pita Barros

Pedro Pita Barros, especialista em economia da saúde e professor da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), propõe para as legislativas de 18 de maio um reforço do SNS, valorização dos profissionais, aposta nos cuidados primários e continuados, redução dos pagamentos diretos das famílias, estabilidade na gestão das ULS e consensos na saúde oral e mental, destacando a necessidade de medidas concretas e transversais

Carlos Cortes: Prioridades da Ordem dos Médicos para o XXV Governo

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, defende que o próximo Governo deve apostar na valorização dos recursos humanos, na reforma da gestão do SNS e na centralidade da pessoa nos cuidados de saúde. Propõe políticas de retenção de médicos, autonomia de gestão e humanização transversal do sistema.

Prioridades para a Saúde: Propostas de Fernando Leal da Costa para o XXV Governo Constitucional

Fernando Leal da Costa, Professor Universitário e ex-ministro da Saúde, defende como prioridades para o próximo Governo: revisão da Lei de Bases da Saúde e do Estatuto do SNS, reforma administrativa, reforço da gestão local, digitalização dos processos clínicos, controlo estatal da ADSE, redefinição dos recursos humanos, avaliação da eficiência, renovação hospitalar e aposta na prevenção.

Legislativas / Propostas dos partidos para a Saúde

Com a saúde como tema prioritário nos programas eleitorais, os partidos com assento parlamentar focam-se no aumento da remuneração dos profissionais, com a esquerda a ir mais longe para fixar médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os programas eleitorais divergem sobretudo em matéria de parcerias público-privadas (PPP’s) em que os partidos mais à esquerda querem o fim destes contratos com privados enquanto a direita defende a sua eficácia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights