Kyndryl e Microsoft aceleram automatização de dados com IA para o setor da saúde

13 de Março 2025

A Kyndryl, maior fornecedora de serviços de infraestrutura de TI do mundo, em parceria com a Microsoft, acaba de lançar um novo assistente de cuidados de saúde baseado em Inteligência Artificial (IA): o Microsoft Dragon Copilot. Esta nova solução visa automatizar a informação clínica, melhorar a eficiência administrativa e permitir que os médicos se concentrem exclusivamente nos cuidados aos doentes. Esta ferramenta estará disponível já a partir de maio.

“Esta parceria é um reafirmar do compromisso da Kyndryl nos processos de otimização dos fluxos de trabalho clínicos e na melhoria do serviço hospitalar através de tecnologia de IA de missão crítica”, afirma Trent Sanders, Vice President for U.S. Healthcare and Life Sciences na Kyndryl. “Estamos muito satisfeitos por sermos parceiros da Microsoft neste lançamento e podermos trabalhar para resolver problemas de burnout das equipas médicas ao mesmo tempo que ajudamos a melhorar a experiência geral de cuidados de saúde. Ao automatizar as tarefas para obter informações, podemos ajudar os médicos a ganhar tempo para se dedicarem aos seus pacientes”.

Esta ferramenta irá funcionar através de reconhecimento de voz e de áudio alimentados por IA generativa. O papel da Kyndryl no desenvolvimento do Dragon Copilot foi crucial para que seja possível obter:

  • Eficiência por parte do corpo médico: O Dragon Copilot automatiza a documentação e as tarefas administrativas, permitindo que haja maior investimento de tempo no atendimento ao utente e otimizando cada encontro com o paciente, reduzindo a carga administrativa dos prestadores de serviços de saúde.
  • Fluxos de trabalho otimizados: O assistente de IA apresenta informações relevantes, regista os cuidados com notas automáticas, sugere gravações de consultas, e tudo isto dentro do mesmo fluxo de trabalho.
  • Experiências positivas para o paciente: Permite aos médicos automatizar procedimentos clínicos e não clínicos, como resumir notas e provas, preparar pedidos e redigir resumos pós-visita, aumentando a concentração destes nos seus pacientes.
  • Melhores cuidados: Ao apoiar os médicos nas suas tarefas diárias, o Dragon Copilot irá ajudar a melhorar a experiência geral do paciente e a qualidade dos cuidados prestados.
  • Segurança e privacidade: Como parte do Microsoft Cloud for Healthcare, o Dragon Copilot prioriza a segurança, a proteção e a privacidade dos dados do paciente.

“A Kyndryl foi selecionada como parceira de lançamento do Dragon Copilot pela sua vasta experiência em serviços de TI na área da saúde. A Kyndryl compreende os cuidados com os pacientes e apoia grandes e pequenos prestadores de cuidados de saúde e pagadores a nível mundial”, afirma Patty Carrolo, CVP da Microsoft US Health and Life Sciences. “A capacidade de serviços da Kyndryl, combinada com as soluções de IA da Microsoft, fornecerá soluções inovadoras que melhoram as experiências dos pacientes e membros, otimizando as operações de saúde”.

A Kyndryl prevê oferecer o Dragon Copilot como uma solução chave no seu portefólio de serviços de saúde a partir de maio de 2025. A equipa de especialistas da Kyndryl irá fornecer suporte e serviços de implementação para ajudar as organizações de cuidados de saúde a integrarem perfeitamente o Dragon Copilot nos seus fluxos de trabalho existentes.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

João Paulo Magalhães: É preciso investir na Prevenção, Organização e Valorização dos Médicos de Saúde Pública

João Paulo Magalhães, Vice-Presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende para o próximo Governo três prioridades essenciais para a Saúde Pública: reforço da promoção da saúde e prevenção da doença, modernização e clarificação da organização dos serviços de Saúde Pública, e valorização das condições de trabalho e carreira dos médicos de Saúde Pública

AICEP aprovou investimentos de 300 ME em quatro empresas

A Agência para o Comércio Externo de Portugal (AICEP) aprovou um pacote de investimento de mais de 300 milhões de euros, em quatro empresas, criando mais de 1.200 postos de trabalho, adiantou hoje o Governo.

Evoluir o SNS: Reflexão de Luís Filipe Pereira sobre o Futuro da Saúde em Portugal

Luís Filipe Pereira, ex-ministro da Saúde, analisa os desafios estruturais do SNS, destacando a ineficiência do Estado nas funções de prestador, financiador e empregador. Defende a transição para um Sistema de Saúde que integre prestadores públicos, privados e sociais, promovendo eficiência e liberdade de escolha para os utentes.

Doze medidas de Saúde para qualquer novo governo

O Professor António Correia de Campos, Catedrático Jubilado e antigo Ministro da Saúde, aponta doze medidas de Saúde para qualquer novo Governo. Nelas, defende que os programas políticos para as legislativas de 18 de maio devem priorizar a integração das várias redes do sistema de saúde, reforçando a articulação entre hospitais, cuidados primários, cuidados continuados e ERPI. Propõe ainda soluções transitórias para a falta de médicos e aposta na dedicação plena para profissionais do SNS

Eixos centrais para a transformação e sustentabilidade do SNS

Ana Escoval, Professora Catedrática Jubilada da ENSP (NOVA) e vogal da Direção da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, analisa as propostas dos partidos para as legislativas de 18 de maio, destacando a necessidade de inovação, integração de cuidados, racionalização de recursos e reforço da cooperação público-privada como eixos centrais para a transformação e sustentabilidade do SNS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights