Hospital de Santa Maria volta a poder receber helicópteros de emergência médica a partir desta sexta-feira

14 de Março 2025

A Autoridade Nacional de Aviação Civil formalizou hoje a autorização de atividade do Heliporto da Unidade Local de Saúde de Santa Maria (ULSSM), após a realização com sucesso de um simulacro à escala total, que testou a resposta dos meios de socorro em caso de acidente.

Conclui-se, assim, “um rigoroso processo de certificação, no qual a ULS Santa Maria se empenhou no sentido de garantir a melhor resposta de emergência pré-hospitalar aos cidadãos”, destaca o Presidente da ULSSM, Carlos das Neves Martins, que sublinha ainda “o trabalho muito intenso ao longo do ano de 2024, com muita eficiência técnica e disponibilidade dos membros da Task Force constituída em 2024”.
Neste trabalho pluridisciplinar, a ULS Santa Maria sublinha a permanente disponibilidade da ANAC, bem como a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa, da Universidade de Lisboa, da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, do Regimento de Sapadores de Lisboa e do Instituto Nacional de Emergência Médica.

No total, a ULS Santa Maria investiu mais de meio milhão de euros no processo de melhoria do Heliporto, e zonas circundantes do Hospital de Santa Maria.

Nestas intervenções incluem-se a nova base da VMER, um estacionamento dedicado para viaturas do Regimento de Sapadores de Lisboa, corredores de acesso ao Serviço de Urgência Central e ordenamento de estacionamento de ambulâncias, tendo sempre presente que esta infraestrutura também pode, se necessário, servir a cidade de Lisboa.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

João Paulo Magalhães: É preciso investir na Prevenção, Organização e Valorização dos Médicos de Saúde Pública

João Paulo Magalhães, Vice-Presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende para o próximo Governo três prioridades essenciais para a Saúde Pública: reforço da promoção da saúde e prevenção da doença, modernização e clarificação da organização dos serviços de Saúde Pública, e valorização das condições de trabalho e carreira dos médicos de Saúde Pública

AICEP aprovou investimentos de 300 ME em quatro empresas

A Agência para o Comércio Externo de Portugal (AICEP) aprovou um pacote de investimento de mais de 300 milhões de euros, em quatro empresas, criando mais de 1.200 postos de trabalho, adiantou hoje o Governo.

Evoluir o SNS: Reflexão de Luís Filipe Pereira sobre o Futuro da Saúde em Portugal

Luís Filipe Pereira, ex-ministro da Saúde, analisa os desafios estruturais do SNS, destacando a ineficiência do Estado nas funções de prestador, financiador e empregador. Defende a transição para um Sistema de Saúde que integre prestadores públicos, privados e sociais, promovendo eficiência e liberdade de escolha para os utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights