Devo confiar em influencers para tomar decisões financeiras? Ordem dos Psicólogos Portugueses lança check-list

21 de Março 2025

A propósito da semana da formação financeira, que se assinala de 17 a 23 de março, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) lança a check-list “Devo confiar em influencers para tomar decisões financeiras?”. O objetivo é ajudar a reconhecer se está a ser influenciado por informação pouco fiável.

“As redes sociais tornaram-se uma fonte comum de informação financeira, mas nem todas as recomendações são credíveis ou ajustadas às nossas necessidades. É importante estarmos atentos aos sinais de alerta e refletirmos antes de seguir conselhos financeiros, especialmente de influencers sem formação adequada”, pode ler-se nesta check-list.

Alguns dos fatores a que deve estar alerta é se o influencer dá poucos ou nenhuns detalhes sobre a sua formação ou certificação na área financeira, se usa linguagem emocional ou promessas como “fica rico rapidamente” ou “não percas esta oportunidade” ou ainda se promove produtos de alto risco, como criptomoedas ou investimentos muito novos e pouco testados.

Deve ainda desconfiar quando o influencer promove exclusivamente estratégias de investimento “alternativas” e rejeita métodos mais tradicionais, como poupanças ou fundos regulados, ou usa mensagens que fazem parecer que, se não estamos a ter sucesso financeiro, a culpa é exclusivamente nossa, porque não estamos a “esforçar-nos” ou a “arriscar o suficiente”.

A forma como gerimos as nossas finanças pode ter um impacto direto na nossa Saúde Psicológica e Bem-estar. Decisões financeiras equilibradas ajudam-nos a sentir mais segurança e controlo sobre o futuro, enquanto decisões impulsivas ou mal informadas podem gerar stresse, ansiedade e dificuldades financeiras acrescidas.

Pode consultar a check-list aqui.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A Divisão Global sobre a Redução de Danos no Consumo de Tabaco: Vaporizadores e Tabaco Aquecido em Destaque

A redução de danos no consumo de tabaco tem sido um tema de intenso debate global, especialmente com o surgimento de alternativas como vaporizadores (cigarros eletrônicos) e dispositivos de tabaco aquecido. Enquanto alguns países abraçam essas tecnologias como ferramentas eficazes para diminuir os riscos associados ao tabagismo tradicional, outros mantêm uma postura cautelosa ou até mesmo proibitiva. Esta reportagem explora as posições de diferentes nações, analisando os argumentos científicos, políticos e sociais que moldam suas políticas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights