Inovação em Saúde: NOVA Medical Center Recebe Investimento de 3,25 Milhões de Euros

27 de Março 2025

O Haddad NOVA Medical Innovation Center, apoiado pela Fundação Haddad, recebeu um investimento de 3,25 milhões de euros para acelerar a inovação em saúde em Portugal. O centro visa criar soluções inovadoras através da colaboração interdisciplinar e do empreendedorismo.

O Haddad NOVA Medical Innovation Center, uma iniciativa da NOVA Medical School com o apoio da Fundação Haddad, foi lançado com um investimento significativo de 3,25 milhões de euros para os próximos cinco anos. Este centro tem como objetivo acelerar a inovação em saúde através da colaboração interdisciplinar e do empreendedorismo, visando transformar a saúde em Portugal e se tornar uma referência internacional.

A parceria entre a NOVA Medical School e a Fundação Haddad é vista como fundamental para potenciar o conhecimento científico gerado na escola médica, garantindo a sua translação para o mercado e, consequentemente, para as pessoas. Além disso, reforça a ligação com a comunidade, promovendo a transferência de conhecimento, a formação e o desenvolvimento de colaborações estratégicas que contribuirão significativamente para a melhoria da saúde em Portugal.

O centro adota uma abordagem “Fast-to-First-in-Human”, utilizando a experiência regulamentar da NOVA Medical School para reduzir significativamente os riscos tecnológicos e as barreiras regulamentares enfrentadas pelas inovações em saúde. Está ligado à maior rede de instituições de saúde em Portugal, incluindo centros de investigação, unidades de saúde locais, hospitais privados e associações de pacientes, bem como alianças estratégicas com a indústria.

As principais iniciativas incluem programas educativos, workshops especializados e interativos focados no empreendedorismo, inovação tecnológica, gestão de propriedade intelectual e análise do mercado da saúde. Além disso, oferece suporte personalizado que liga empreendedores médicos a mentores experientes e líderes do setor para transformar tecnologias inovadoras de saúde em soluções comercializáveis.

Paralelamente, a criação de um Hub de Inovação Pré-clínico ao Clínico proporciona um ambiente privilegiado à colaboração entre médicos, nutricionistas, investigadores clínicos e biomédicos e especialistas em dados, como resposta aos desafios na área da saúde atuais e futuros. Este hub põe à disposição recursos humanos especializados e infraestrutura tecnológica com equipamentos de ponta para acelerar o desenvolvimento e a validação de tecnologias, incluindo novas soluções terapêuticas e de diagnóstico, dispositivos médicos e soluções digitais.

O centro está aberto não só à comunidade académica e científica da NOVA Medical School, mas também a empreendedores e startups de todo o mundo, fornecendo a expertise e a infraestrutura necessárias para orientar os inovadores através das etapas essenciais de maturação e validação tecnológica.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundação para a Saúde analisa alinhamento de partidos com reformas no SNS

A Fundação para a Saúde analisou programas eleitorais de partidos com assento parlamentar, destacando divergências nas propostas para o SNS. Prioridades como acesso universal, valorização de profissionais e prevenção dividem AD, PS, BE, LIVRE, IL, CHEGA, PCP e PAN. PAN não divulgou programa.

Associação alerta que há grávidas sem acesso a consultas e exames

A Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto (APDMGP) denunciou hoje a crescente dificuldade das grávidas em agendar consultas nos cuidados de saúde primários, resultando na falta de exames essenciais durante o primeiro e segundo trimestres.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights