Tratamento intensivo não reduz eventos cardiovasculares em mulheres

30 de Março 2025

Um estudo apresentado no ACC.25 revelou que uma terapia intensiva com três medicamentos não reduziu significativamente os eventos cardiovasculares graves em mulheres com sintomas de isquemia sem obstruções nas artérias coronárias. A pesquisa pode orientar futuras estratégias para tratar esta condição prevalente.

Durante o congresso ACC.25, foi divulgado um estudo que questiona a eficácia de terapias intensivas para mulheres com sintomas de isquemia cardíaca, mas sem obstruções nas artérias coronárias. O ensaio clínico WARRIOR, realizado com 2.476 participantes nos Estados Unidos, comparou uma abordagem intensiva com estatinas, inibidores da ECA ou bloqueadores dos receptores de angiotensina (ARB) e aspirina em baixas doses, contra o cuidado usual decidido pelos médicos. Após cinco anos de acompanhamento, não houve diferença significativa entre os grupos na ocorrência de morte, enfarte do miocárdio, acidente vascular cerebral ou internações relacionadas ao coração.

Apesar de metade das pacientes do grupo controle terem recebido medicamentos similares aos do grupo de terapia intensiva, o estudo destacou a complexidade do diagnóstico e tratamento da isquemia sem obstrução arterial. Além disso, fatores como a pandemia da COVID-19 impactaram negativamente o recrutamento e execução do estudo.

Embora não seja considerado definitivo, os investigadores esperam que análises secundárias e estudos complementares tragam novas informações sobre a fisiopatologia e possíveis abordagens terapêuticas para esta condição que afeta milhões de mulheres anualmente.

NR/HN/Alphagalileo

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

Navios de Cruzeiro: Estamos Preparados para um Surto?

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

CUF abre 12 Novos Centros de Saúde na Grande Lisboa

A CUF anunciou a abertura de 12 novos Centros de Saúde na região da Grande Lisboa, com o intuito de reforçar a sua presença junto das populações e proporcionar um acompanhamento mais próximo da saúde dos portugueses. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights