Associação Portuguesa de Nutrição promove plantação de 250 árvores para compensar impacto ambiental do Congresso Anual

2 de Abril 2025

No próximo sábado, 5 de abril, a Associação Portuguesa de Nutrição organiza a plantação de 250 árvores em Braga para mitigar a pegada de carbono do XXIV Congresso de Nutrição e Alimentação, que reunirá mais de 1.500 participantes nos dias 8 e 9 de maio no Fórum Braga

A Associação Portuguesa de Nutrição (APN) vai realizar uma ação ambiental no próximo sábado, dia 5 de abril, em Rio Torto, Braga. A iniciativa tem como objetivo compensar a pegada ecológica gerada pelo XXIV Congresso de Nutrição e Alimentação (CNA), que ocorrerá nos dias 8 e 9 de maio. Com o apoio da Câmara Municipal de Braga, da Quercus e da empresa Sinal Mais, serão plantadas 250 árvores para neutralizar as emissões estimadas do evento.

O CNA é o maior evento nacional na área da nutrição e alimentação, reunindo anualmente mais de 1.500 profissionais e estudantes. Este ano, o tema central será “O Tempo da Nutrição”, abordando questões como ciclos naturais da alimentação e o relógio biológico humano. A presidente da APN, Célia Craveiro, destacou a importância da sustentabilidade como prioridade transversal à nutrição e defendeu que esta iniciativa é um exemplo prático de como reduzir impactos ambientais enquanto se sensibiliza a sociedade para a preservação dos ecossistemas.

Para calcular a pegada de carbono do congresso foram considerados fatores como deslocações dos participantes, desperdício alimentar, produção de materiais em papel e consumo energético. Segundo Craveiro, esta avaliação ainda é pouco comum em eventos científicos em Portugal.

Além disso, a comunidade local está convidada a participar na ação ambiental. Os voluntários terão a oportunidade de ganhar convites para o congresso que este ano acontece pela primeira vez em Braga. A descentralização do evento visa envolver mais comunidades no debate sobre nutrição e sustentabilidade.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights