Associação Portuguesa de Nutrição promove plantação de 250 árvores para compensar impacto ambiental do Congresso Anual

2 de Abril 2025

No próximo sábado, 5 de abril, a Associação Portuguesa de Nutrição organiza a plantação de 250 árvores em Braga para mitigar a pegada de carbono do XXIV Congresso de Nutrição e Alimentação, que reunirá mais de 1.500 participantes nos dias 8 e 9 de maio no Fórum Braga

A Associação Portuguesa de Nutrição (APN) vai realizar uma ação ambiental no próximo sábado, dia 5 de abril, em Rio Torto, Braga. A iniciativa tem como objetivo compensar a pegada ecológica gerada pelo XXIV Congresso de Nutrição e Alimentação (CNA), que ocorrerá nos dias 8 e 9 de maio. Com o apoio da Câmara Municipal de Braga, da Quercus e da empresa Sinal Mais, serão plantadas 250 árvores para neutralizar as emissões estimadas do evento.

O CNA é o maior evento nacional na área da nutrição e alimentação, reunindo anualmente mais de 1.500 profissionais e estudantes. Este ano, o tema central será “O Tempo da Nutrição”, abordando questões como ciclos naturais da alimentação e o relógio biológico humano. A presidente da APN, Célia Craveiro, destacou a importância da sustentabilidade como prioridade transversal à nutrição e defendeu que esta iniciativa é um exemplo prático de como reduzir impactos ambientais enquanto se sensibiliza a sociedade para a preservação dos ecossistemas.

Para calcular a pegada de carbono do congresso foram considerados fatores como deslocações dos participantes, desperdício alimentar, produção de materiais em papel e consumo energético. Segundo Craveiro, esta avaliação ainda é pouco comum em eventos científicos em Portugal.

Além disso, a comunidade local está convidada a participar na ação ambiental. Os voluntários terão a oportunidade de ganhar convites para o congresso que este ano acontece pela primeira vez em Braga. A descentralização do evento visa envolver mais comunidades no debate sobre nutrição e sustentabilidade.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo Revela Alta Prevalência de FASD em Escolas da Suécia

Um estudo piloto realizado na Universidade de Gotemburgo revelou que 5,5% das crianças suecas do 4.º ano escolar apresentam distúrbios do espectro alcoólico fetal (FASD). A pesquisa indica que os defeitos congénitos causados pelo consumo de álcool durante a gravidez podem ser tão comuns na Suécia quanto em outros países europeus

Nathalie Cardinal von Widdern assume liderança da AstraZeneca Portugal

Nathalie Cardinal von Widdern é a nova Country President da AstraZeneca Portugal, integrando também a equipa de liderança regional. Com 17 anos de experiência, traz uma visão estratégica para consolidar a posição da empresa como parceira essencial do sistema de saúde e líder em inovação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights