ULS Entre Douro e Vouga Realiza Primeiro Ensaio Clínico Inovador para Esclerose Múltipla

2 de Abril 2025

A Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULSEDV) deu início à sua atividade em ensaios clínicos precoces com a realização do primeiro estudo de Fase I para um tratamento inovador da Esclerose Múltipla. Este marco coloca a unidade entre os poucos hospitais em Portugal com capacidade para conduzir investigações clínicas desta natureza.

O fármaco em teste utiliza uma tecnologia avançada denominada “brain shuttle”, que permite ao medicamento ultrapassar a barreira hematoencefálica. Esta inovação tem como objetivo melhorar significativamente a eficácia terapêutica no sistema nervoso central, um avanço promissor no combate à Esclerose Múltipla, uma doença autoimune e degenerativa que afeta mais de 8.000 pessoas em Portugal.

O primeiro participante no estudo foi internado na última terça-feira no Hospital São Sebastião, onde recebeu o medicamento experimental sob vigilância clínica rigorosa. Após o período de observação, teve alta sem qualquer complicação registada.

Este projeto é fruto da colaboração entre diversas áreas da ULSEDV, incluindo o Centro de Estudos Clínicos, o Serviço de Neurologia, o Hospital de Dia e o Serviço de Medicina Intensiva. A iniciativa reforça o compromisso da unidade com a inovação científica e os cuidados avançados aos doentes.

A Esclerose Múltipla é uma condição que afeta principalmente jovens adultos entre os 20 e os 40 anos, sendo mais prevalente nas mulheres. Caracteriza-se pela degradação da mielina, essencial para a transmissão rápida de impulsos nervosos. Globalmente, estima-se que cerca de 2,5 milhões de pessoas convivam com esta doença.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Carolina Relvas é a nova Country Leader da farmacêutica ESTEVE em Portugal

A ESTEVE anunciou a nomeação de Carolina Relvas como nova Country Lead da sua filial farmacêutica em Portugal. Com mais de 18 anos de experiência na indústria farmacêutica em diversos países europeus e áreas terapêuticas, Carolina Relvas assume agora a liderança da estratégia da empresa no país. 

Encontro “Proximidade entre o Farmacêutico e o Cidadão”

A Ordem dos Farmacêuticos e a Plataforma Saúde em Diálogo promovem, no próximo dia 17 de junho, a 3.ª edição do Encontro “Proximidade entre o Farmacêutico e o Cidadão”, que terá lugar no Auditório da Sede da Ordem dos Farmacêuticos, em Lisboa (Rua da Sociedade Farmacêutica 18).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights