BIAL encerra comemorações do centenário com documentário

11 de Abril 2025

‘BIAL - 100 Anos Inspirados pelo Futuro’ é emitido hoje, às 20H30, na RTP2, com as participações de Paulo Portas, Daniel Bessa, José Aranda da Silva e outras personalidades de referência nacionais.

A biofarmacêutica portuguesa encerra as comemorações dos 100 anos com a estreia do documentário ‘BIAL – 100 Anos Inspirados pelo Futuro’ esta sexta-feira (11), às 20h30, na RTP2. Conduzido pelo reconhecido ator internacional Pêpê Rapazote, a obra faz uma viagem pela trajetória singular da empresa, desde a sua fundação, em 1924, até aos dias de hoje, percorrendo todo o legado de inovação e compromisso com a saúde.

O documentário é enriquecido por testemunhos de gestores, colaboradores e personalidades de referência da economia e da ciência nacionais. Paulo Portas, ex-Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Daniel Bessa, ex-Ministro da Economia, José Aranda da Silva, primeiro Presidente do Infarmed e ex-Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, João Neto, diretor do Museu da Farmácia e Joel Cleto, historiador, são as personalidades nacionais que colaboram neste documentário.

António Horta Osório, Chairman da farmacêutica, António Portela, CEO, Miguel Portela, Chief Corporate Officer e Luís Portela, Presidente da Fundação BIAL e Ex-Presidente da BIAL entre 1979 e 2021, assim como antigos colaboradores da empresa compõem os intervenientes deste filme.

Na narrativa destacam-se os momentos mais marcantes da história da empresa e os grandes desafios superados, bem como a filosofia e a estratégia implementada por quatro gerações da família Portela. Estes elementos transformaram a BIAL num case study de inovação e internacionalização, com o selo made in Portugal a marcar presença em todo o mundo. A estrutura narrativa inovadora do filme, aliada a um vasto espólio fotográfico, vídeo e material histórico, oferece um olhar único sobre as dez décadas de história da BIAL e o contexto do próprio país.

O documentário ‘BIAL – 100 Anos Inspirados pelo Futuro’ ficará disponível na RTP Play e terá transmissão em outros canais do universo da RTP, assim como nas plataformas digitais da BIAL.

Fundada em abril de 1924 por Álvaro Portela, no centro do Porto, a BIAL é atualmente dirigida pela quarta geração da família Portela e é reconhecida como uma empresa internacional de inovação, com medicamentos próprios que são comercializados à escala global.

Recorde-se que as celebrações do centenário, que decorreram ao longo de todo o ano 2024, envolveram colaboradores, parceiros e a sociedade em geral. O destaque vai para a realização de uma conferência no dia 25 de junho, na cidade do Porto, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que agraciou a empresa como Membro-Honorário da Ordem Militar de Santiago de Espada, distinção atribuída pela primeira vez a uma empresa, alem de ter condecorado o trabalhador mais antigo da BIAL com a Ordem de Mérito.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights