A biofarmacêutica portuguesa encerra as comemorações dos 100 anos com a estreia do documentário ‘BIAL – 100 Anos Inspirados pelo Futuro’ esta sexta-feira (11), às 20h30, na RTP2. Conduzido pelo reconhecido ator internacional Pêpê Rapazote, a obra faz uma viagem pela trajetória singular da empresa, desde a sua fundação, em 1924, até aos dias de hoje, percorrendo todo o legado de inovação e compromisso com a saúde.
O documentário é enriquecido por testemunhos de gestores, colaboradores e personalidades de referência da economia e da ciência nacionais. Paulo Portas, ex-Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Daniel Bessa, ex-Ministro da Economia, José Aranda da Silva, primeiro Presidente do Infarmed e ex-Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, João Neto, diretor do Museu da Farmácia e Joel Cleto, historiador, são as personalidades nacionais que colaboram neste documentário.
António Horta Osório, Chairman da farmacêutica, António Portela, CEO, Miguel Portela, Chief Corporate Officer e Luís Portela, Presidente da Fundação BIAL e Ex-Presidente da BIAL entre 1979 e 2021, assim como antigos colaboradores da empresa compõem os intervenientes deste filme.
Na narrativa destacam-se os momentos mais marcantes da história da empresa e os grandes desafios superados, bem como a filosofia e a estratégia implementada por quatro gerações da família Portela. Estes elementos transformaram a BIAL num case study de inovação e internacionalização, com o selo made in Portugal a marcar presença em todo o mundo. A estrutura narrativa inovadora do filme, aliada a um vasto espólio fotográfico, vídeo e material histórico, oferece um olhar único sobre as dez décadas de história da BIAL e o contexto do próprio país.
O documentário ‘BIAL – 100 Anos Inspirados pelo Futuro’ ficará disponível na RTP Play e terá transmissão em outros canais do universo da RTP, assim como nas plataformas digitais da BIAL.
Fundada em abril de 1924 por Álvaro Portela, no centro do Porto, a BIAL é atualmente dirigida pela quarta geração da família Portela e é reconhecida como uma empresa internacional de inovação, com medicamentos próprios que são comercializados à escala global.
Recorde-se que as celebrações do centenário, que decorreram ao longo de todo o ano 2024, envolveram colaboradores, parceiros e a sociedade em geral. O destaque vai para a realização de uma conferência no dia 25 de junho, na cidade do Porto, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que agraciou a empresa como Membro-Honorário da Ordem Militar de Santiago de Espada, distinção atribuída pela primeira vez a uma empresa, alem de ter condecorado o trabalhador mais antigo da BIAL com a Ordem de Mérito.
NR/PR/HN
0 Comments