Seminário em Bragança quer ajudar a perceber a neurodiversidade

11 de Abril 2025

A cidade de Bragança recebe em maio um seminário que quer ajudar desconstruir a ideia do que é ser normal e consciencializar para a necessidade de uma sociedade mais inclusiva.

É a premissa para o segundo evento do género que acontece no distrito, com o tema “Neurodiversidade e Inclusão” a 10 e 17 de maio.

“A neurodiversidade é um conceito que apela a que o normal não tenha uma definição. A questão são as potencialidades e os caminhos que podem ser feitos para a inclusão”, explicou à Lusa a psicóloga clínica Charlotte Coelho, da organização do evento.

“A neurodiversidade é aquilo que nos caracteriza enquanto seres humanos. Aquilo que nos distingue do que é estático, das pedras, é o facto de sermos todos diferentes. Não há nenhuma pessoa igual à outra. Não há um cérebro igual ao outro. Somos todos neurodiversos”, descreveu o conceito, sublinhando que, na sua opinião, assim se contribui para uma sociedade não padronizada e se caminha para a evolução.

Por isso, desenvolveu a psicóloga, há condições que não são doenças, mas apresentam-se como particularidades com que a pessoa, a família e a sociedade podem conviver, também combatendo estigmas, se tiverem informados para tal.

Entre as neurodiversidades, estão, por exemplo, com autismo, perturbação de desenvolvimento intelectual ou condições que afetem o desenvolvimento global.

Esta parte da sociedade enfrenta maiores desafios, onde serão precisos ajustes no acesso ao mercado de trabalho ou nas respostas socioescolares.

“Quando olhamos, por exemplo, para as taxas de desemprego nestas populações que apresentam diagnósticos de neurodesenvolvimento na vida adulta, os números falam por si. Quando olhamos para as escolas, como na altura da transição para o ensino superior, ainda precisam ser melhoradas”, considerou Charlotte Coelho.

Segundo a informação disponibilizada na página da internet da Austim Europe, estudos feitos mostram que entre 76 a 90% dos adultos com autismo estão desempregados.

O seminário é gratuito e aberto a todos para conseguir “consciencializar a comunidade em geral para a neurodiversidade e que todos somos neurodiversos”, rematou a psicóloga ligada ao neurodesenvolvimento, em particular ao espectro de autismo desde a infância até à vida adulta.

O programa conta com a participação de nomes como Miguel Palha, Ana Castro Santos, João Faria e Pedro Chagas Freitas.

O evento vai acontecer na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança, do Instituto Politécnico de Bragança, um dos parceiros do Hospital Terra Quente, responsável pelo evento, que se estreou no ano passado em Mirandela.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights