Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

12 de Abril 2025

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo acolhe hoje as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados (CRI) na área da Ortopedia. O evento terá lugar no Teatro Virgínia, em Torres Novas, neste sábado, 12 de abril, com início marcado para as 11h00. A sessão de abertura contará com a presença de figuras importantes como Casimiro Ramos, Presidente do Conselho de Administração da ULS Médio Tejo, e João Varandas Fernandes, ortopedista e Presidente da Unidade Técnica de Missão para a implementação dos CRI no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Os Centros de Responsabilidade Integrados são estruturas inovadoras no SNS que promovem uma gestão autónoma e multidisciplinar com o objetivo de melhorar os cuidados prestados à população. Estas unidades têm demonstrado eficácia na redução das listas de espera e na atração de profissionais qualificados através da contratualização com incentivos financeiros baseados em desempenho.

As jornadas organizadas pela ULS Médio Tejo reúnem especialistas nacionais e internacionais para debater temas fundamentais na área da Ortopedia. Entre os destaques do programa estão as fraturas de fragilidade – lesões frequentes em idosos devido à fragilidade óssea – que serão abordadas num painel moderado pelo ortopedista Amílcar Valverde às 11h30. Já às 15h30, João Varandas Fernandes liderará um debate sobre o papel dos CRI na especialidade.

O CRI Orto da ULS Médio Tejo foi pioneiro na instituição ao ser criado em outubro de 2023 para resolver as listas de espera cirúrgicas na região. Desde então, a ULS tem expandido este modelo com a criação de outros CRI nas áreas de Saúde Mental, Cirurgia de Ambulatório e Obesidade e Diabetes. Este evento científico reforça o compromisso da instituição com a inovação e excelência nos cuidados prestados à população.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ricardo Dinis Oliveira: “Sem ecossistemas saudáveis, não há saúde humana”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ricardo Dinis Oliveira, toxicologista e professor catedrático da CESPU, defende a integração urgente da abordagem One Health nas políticas públicas para enfrentar zoonoses, resistência antimicrobiana e alterações climáticas, destacando o papel da formação e vigilância integrada

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights