Foi publicado esta quinta-feira o Despacho n.º 4621/2025, que estabelece a aplicação dos aumentos salariais do Acordo do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) a todos os médicos.
Espera-se que a concretização deste aumento ainda ocorra este mês de abril, quatro meses após a assinatura do acordo.
O SIM espera que, quem referiu que o acordo era uma traição aos médicos, não venha agora opor-se à aplicação dos aumentos salariais a todos os médicos, ou seja, não prejudique ainda mais os médicos.
Este acordo, não sendo o ideal, representa um aumento salarial nominal acumulado de cerca de 30%, na continuidade do acordo celebrado com o Governo anterior.
Aguarda-se, ainda, a publicação do novo Acordo Coletivo de Trabalho do SIM com outros benefícios para os seus associados como a redução até 36 horas semanais, possibilidade de meia jornada, redução do tempo de trabalho em Serviço de Urgência (SU) e contabilização do tempo de trabalho para transmissão de informação clínica em SU, Unidade de Cuidados Intensivos e Unidade de Cuidados Intermédios Médicos, entre outros. Espera-se que a publicação ocorra a curto prazo.
Será também o novo ACT do SIM que permitirá, aos médicos vinculados por Contrato Individual de Trabalho anterior a 2013, integrarem a tabela remuneratória única dos trabalhadores que exercem funções públicas.
SIM/HN
Outros artigos com interesse:
0 Comments