O evento “Mexer Contra o Cancro” está de regresso a Oeiras, no dia 10 de maio, entre as 9h00 e as 18h00, no Complexo Desportivo do Jamor, numa iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul (LPCC-NRS) que pretende reforçar o financiamento de projetos de investigação científica em Oncologia e sensibilizar a população para a importância da adoção de estilos de vida ativos na prevenção do cancro, a segunda principal causa de morte em Portugal.
O programa, pensado para todas as idades, inclui uma vasta oferta de atividades físicas e de lazer. As crianças poderão participar no projeto educativo KidFun, divertir-se nos insufláveis ou explorar os trilhos do parque em bicicleta. Para os adultos, o leque de opções vai desde aulas de Bodybalance, Yoga e Pilates, até modalidades mais intensas como Artes Marciais, Capoeira, Taekwondo, danças latinas, jogos tradicionais, sessões de Total Workout, caminhada, tiro com arco e futebol. Estão ainda previstas versões adaptadas destas atividades para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo a inclusão e o bem-estar de toda a comunidade.
Com o objetivo de angariar fundos para a investigação em Oncologia, a LPCC-NRS disponibiliza pulseiras e camisetas solidárias, cujas receitas revertem integralmente para o financiamento de projetos científicos. No ano passado, a primeira edição permitiu distribuir 9.000 pulseiras e atribuir três bolsas de investigação. Este ano, a expectativa é aumentar o valor angariado e apoiar ainda mais projetos inovadores na área do cancro.
O evento contará também com a presença de instituições de referência na investigação oncológica, como a Nova Medical School, a Faculdade de Motricidade Humana e o Instituto Português de Oncologia, que vão dinamizar espaços informativos e de sensibilização junto do público. Entre as 10h00 e as 15h00, decorrem três tertúlias temáticas, dedicadas ao apoio à investigação, à relação entre atividade física e cancro, e ao impacto da autoestima no bem-estar, com a participação de especialistas, profissionais de saúde e figuras públicas.
Para facilitar a participação e promover a mobilidade sustentável, todos os participantes poderão utilizar as bicicletas GIRA, reforçando a mensagem da importância de um estilo de vida saudável na luta contra a doença oncológica.
A iniciativa conta com o apoio do Complexo Desportivo do Jamor/Instituto Português do Desporto e Juventude, Câmara Municipal de Oeiras, Câmara Municipal de Lisboa, várias federações desportivas, clubes e ginásios, numa demonstração de união e compromisso no combate ao cancro
PR/HN/MM
0 Comments