ULSLO recebe centros europeus para programa inovador de treino oncológico INTERACT-Europe 100

10 de Maio 2025

A ULS Lisboa Ocidental é uma das oito instituições europeias a acolher formação presencial do INTERACT-Europe 100, projeto financiado pela UE para reforçar o trabalho em equipa e a abordagem multidisciplinar no tratamento oncológico.

A Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental (ULSLO) foi escolhida como uma das oito instituições europeias para receber uma formação presencial do programa INTERACT-Europe 100, iniciativa promovida pela Escola Europeia de Oncologia e cofinanciada pela União Europeia. O projeto, com duração prevista entre 2023 e 2026 e um financiamento de cerca de 7 milhões de euros ao abrigo do Plano Europeu de Luta contra o Cancro (EU4Health 2021-2027), visa revolucionar o treino dos profissionais de saúde que atuam na área da oncologia, promovendo a colaboração entre diferentes especialidades e profissões.

O encontro, que se inicia esta sexta-feira, 9 de maio, decorre no edifício da Nova Medical School, anexo ao Hospital de São Francisco Xavier, e reúne representantes de centros de oncologia de vários países europeus participantes no projeto. Esta formação destina-se à capacitação de formadores, que posteriormente irão multiplicar o conhecimento nas respetivas instituições, potenciando a abordagem multidisciplinar ao doente oncológico.

O INTERACT-Europe 100 distingue-se por ser o primeiro programa a implementar, em larga escala, um currículo de formação inter-especialidade em oncologia, envolvendo 100 centros de toda a Europa e 44 parceiros de 17 países. O objetivo central é promover o trabalho em equipa entre médicos oncologistas, radioterapeutas, cirurgiões, enfermeiros e outros profissionais, reforçando a compreensão das funções e competências de cada área para melhorar a qualidade dos cuidados prestados ao doente com cancro.

A aposta na formação multidisciplinar pretende não só elevar os padrões de tratamento, mas também definir o futuro dos cuidados oncológicos na Europa, tornando o continente uma referência global nesta área. Além disso, o projeto inclui módulos específicos para oncologia pediátrica e para as necessidades de pessoas deslocadas com cancro, com especial atenção à situação na Ucrânia.

A realização desta formação em Lisboa sublinha o papel da ULSLO e da Nova Medical School como polos de inovação e excelência na área da saúde, alinhando-se com as prioridades europeias de combate ao cancro e promoção de cuidados centrados no doente.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Seis urgências do SNS encerradas no fim de semana

Quatro serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia e dois de pediatria vão estar encerrados no fim de semana, principalmente na Península de Setúbal e na região Centro, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

DGS para instituto público: esperança ou ilusão?

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights