Estão oficialmente abertas as inscrições para o Prémio Roche de Jornalismo em Saúde 2025, que, pela primeira vez, inclui jornalistas portugueses entre os elegíveis. Esta iniciativa, promovida pela Roche América Latina com a secretaria técnica da Fundação Gabo, criada por Gabriel García Márquez, visa reconhecer e premiar a excelência na cobertura de temas de saúde e ciência, promovendo o jornalismo especializado e transformador em Portugal, Espanha e América Latina.
Os jornalistas interessados podem apresentar as suas candidaturas entre 6 de maio e 9 de junho de 2025, escolhendo entre três categorias: Jornalismo escrito, Jornalismo audiovisual e Cobertura Jornalística. Os trabalhos submetidos devem ter sido publicados originalmente em português ou espanhol entre 1 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2024. Cada candidato pode inscrever até dois trabalhos, sendo um individual e outro coletivo, através do formulário disponível no site oficial do prémio.
O processo de avaliação decorre em três etapas: verificação técnica dos requisitos, pré-seleção por um grupo de pré-jurados e avaliação final por um júri especializado em cada categoria, acompanhados por um avaliador médico. Os vencedores de cada categoria serão anunciados numa cerimónia durante o Roche Press Day 2025, em outubro, um fórum internacional dedicado ao intercâmbio entre jornalistas, profissionais de saúde, académicos e representantes de organizações civis.
Além do troféu e certificado, os vencedores (ou um representante, no caso de trabalhos coletivos) terão todas as despesas pagas para participar no Festival Gabo 2026, em Bogotá, Colômbia. Serão ainda atribuídas menções honrosas a trabalhos de destaque em Jornalismo de soluções e em Valor da inovação no atendimento em saúde. Para a menção em Jornalismo de soluções, é necessário indicar essa opção no formulário de inscrição, enquanto todos os trabalhos sobre inovação em saúde serão automaticamente considerados para essa distinção.
Os temas prioritários desta edição incluem desafios e oportunidades no atendimento de saúde, prevenção, diagnóstico e cuidados primários, valor da inovação no atendimento em saúde e mulher e saúde. O Prémio Roche, ao longo dos seus 13 anos de existência, já avaliou mais de 6.000 trabalhos e distinguiu 71 projetos jornalísticos, reforçando o compromisso com uma cobertura ética, rigorosa e de qualidade sobre temas cruciais para a sociedade.
PR/HN/MM
0 Comments