O período de candidaturas decorre até 16 de julho de 2025, através do site oficial do programa: www.maisvaloremsaude.pt.
Promovido pela Gilead Sciences, APAH (Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares), EXIGO e Vision for Value – com o apoio tecnológico da MEO Empresas –, o Programa Mais Valor em Saúde, pretende distinguir e apoiar projetos inovadores que visem a implementação de modelos de VBHC em instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
As Bolsas Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem contam, uma vez mais, com o apoio institucional da Ordem dos Médicos, da Ordem dos Farmacêuticos e da Ordem dos Enfermeiros, vendo assim reconhecida a relevância desta iniciativa que tem mobilizado equipas multidisciplinares das instituições do SNS em todo o país.
À semelhança das edições anteriores, serão atribuídas quatro bolsas, no valor individual de 50.000 euros em horas de consultoria, a projetos que promovam ganhos de eficiência e resultados em saúde centrados no doente contribuindo assim para a melhoria da prestação dos cuidados em Portugal.
As Bolsas Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem são dirigidas a equipas e instituições do SNS que pretendam integrar metodologias VBHC nos seus processos, promovendo uma abordagem orientada para os resultados em saúde, a transparência na avaliação e o foco na criação de valor para o doente e para o sistema.
A avaliação das propostas estará a cargo de um júri independente composto por personalidades de reconhecido mérito e experiência nas áreas da saúde, economia e gestão hospitalar. O júri da 4ª edição volta a ser presidido por Maria de Belém Roseira, e terá como membros Pedro Pita Barros, Economista da Saúde, Xavier Barreto, Presidente da APAH, Tamara Milagre, Presidente da Associação EVITA, José Fragata, Coordenador da Unidade de Cirurgia Cardíaca e Co-Diretor do Centro do Coração no Hospital da CUF Tejo e Manuel Delgado, Consultor em Gestão de Serviços de Saúde.
Maria de Belém Roseira, Presidente das Bolsas Mais Valor em Saúde, destaca que “As Bolsas Mais Valor em Saúde têm dado um grande contributo para a melhoria dos cuidados de saúde em Portugal. Não só porque viabilizam projetos com potencial transformador para os serviços e para a comunidade, mas também porque reconhecem o trabalho de equipas multidisciplinares que todos os dias colocam verdadeiramente o doente no centro da sua ação. Gerar valor para o doente através de modelos de gestão baseados na cultura de Value Based Healthcare é hoje um fator critico e um garante para um SNS mais eficiente, flexível e sustentável. Todos somos chamados a cumprir este desígnio”.
A 1ª fase da 4ª edição do Programa Mais Valor em Saúde ficou marcada por três webinares liderados por peritos internacionais de referência que partilharam a sua experiência na implementação de modelos baseados em VBHC – Daniel Haber (Unimed Franca, Brasil), Sally Lewis (NHS Wales) e Catherine MacLean (Hospital for Special Surgery, NY, EUA). As gravações dos webinares podem ser visualizadas através do site do programa em www.maisvaloremsaude.pt. Foram ainda realizadas duas sessões presencias, em Lisboa e no Porto, com o objetivo de capacitar os profissionais e decisores do SNS para os desafios da implementação do VBHC.
Desde a sua criação em 2021, o Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem já apoiou 12 projetos de instituições do Serviço Nacional de Saúde com um total de 600.000 euros em horas de consultoria especializada, refletindo um impacto direto na melhoria dos cuidados de saúde.
Mais informações sobre as candidaturas e consulta do regulamento: www.maisvaloremsaude.pt.
NR/PR/HN
0 Comments