A iniciativa apresenta uma série de seis vídeos que revelam a experiência real de pessoas com esquizofrenia e inclui a participação de especialistas em psiquiatria, contando com o apoio da ARIA – Associação de Reabilitação e Integração Ajuda e da Lundbeck Portugal. Os episódios serão divulgados nas redes sociais da Lundbeck ao longo dos próximos seis meses.
A esquizofrenia é uma das doenças mentais mais estigmatizadas em Portugal, onde se estima que afete cerca de 48 mil pessoas. Muitas enfrentam barreiras invisíveis, como preconceito, abandono terapêutico, exclusão social e dificuldades em manter uma vida funcional. Contudo, os avanços científicos e os tratamentos atuais permitem ganhos significativos em estabilidade clínica, adesão ao tratamento e funcionalidade, reduzindo o risco de recaídas e facilitando rotinas mais autónomas e seguras.
A campanha pretende desmistificar ideias erradas, promover empatia e reforçar a importância da inclusão social das pessoas com esquizofrenia, dando-lhes voz e visibilidade. Além do impacto na pessoa com a doença, a esquizofrenia constitui um desafio emocional e social para familiares e cuidadores, que frequentemente enfrentam exaustão e falta de recursos.
Este lançamento ocorre num contexto em que o sistema de saúde português tem registado melhorias, como a gratuitidade dos antipsicóticos no Serviço Nacional de Saúde, a expansão das Equipas Comunitárias de Saúde Mental e investimentos em reabilitação psicossocial, que têm contribuído para maior adesão ao tratamento, redução dos internamentos e reabilitação de vidas.
NR/PR/HN
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