Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Lisboa e detentora de um MBA pela Universidade de Cambridge, Reino Unido, traz uma vasta experiência em cargos de liderança a nível local e global.
Esta nomeação reforça a aposta da ESTEVE no mercado português, que se materializa também na inauguração de uma nova sede em Lisboa. A mudança para estas novas instalações simboliza o compromisso da empresa com o desenvolvimento, expansão e proximidade aos pacientes e profissionais de saúde em Portugal.
Fundada em 1929 e com sede em Barcelona, a ESTEVE é uma companhia farmacêutica internacional com presença consolidada em vários países, incluindo Espanha, Itália, Alemanha, França, Reino Unido e Estados Unidos, além de Portugal desde 2022. A empresa atua em duas áreas principais: o negócio farmacêutico e o negócio CDMO (Contract Development and Manufacturing Organization), tendo alcançado em 2024 uma receita líquida de 744 milhões de euros, um crescimento de 5% face ao ano anterior. Em particular, o negócio farmacêutico registou um aumento superior a 15% na receita líquida.
O crescimento da empresa foi impulsionado, entre outros fatores, pela aquisição da HRA Pharma Rare Diseases em julho de 2024, que incorporou três tratamentos para doenças raras como a síndrome de Cushing e o carcinoma adrenocortical, fortalecendo a presença da ESTEVE na Europa e nos Estados Unidos. A estratégia para 2025 inclui a aquisição de um tratamento adjuvante para osteossarcoma de alto grau, ressecável e não metastático, bem como a obtenção da licença de um produto biológico destinado a crianças e adolescentes com deficiência primária grave do fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1 (IGF-1).
Em 2024, os tratamentos da ESTEVE chegaram a cerca de 8 milhões de pacientes. A empresa investiu mais de 1,3 milhões de euros em iniciativas ligadas à sustentabilidade, diversidade e inclusão, tendo aumentado a sua equipa em 6,6% e alcançado a paridade de género com 50% de mulheres em cargos de liderança.
NR/PR/HN
0 Comments