IX Seminário sobre Violência Doméstica reúne especialistas em Lisboa para debater desafios atuais

3 de Junho 2025

No dia 6 de junho, a Faculdade Egas Moniz e o DIAP Regional de Lisboa promovem o IX Seminário sobre Violência Doméstica, reunindo especialistas para debater saúde mental, justiça e prevenção, com foco em novas respostas e instrumentos de avaliação.

A Faculdade Egas Moniz, através do Gabinete de Informação e Atendimento à Vítima (GIAV), e a Secção Especializada Integrada de Violência Doméstica do DIAP Regional de Lisboa (SEIVD), organizam, a 6 de junho, o IX Seminário sobre Violência Doméstica – “Desafios Atuais”. O evento, que decorrerá no Auditório 1 da Polícia Judiciária em Lisboa, entre as 9h30 e as 17h30, pretende promover uma reflexão aprofundada sobre as respostas da justiça e da sociedade à violência doméstica, reunindo especialistas de referência na investigação, prevenção e intervenção neste fenómeno.

O seminário, resultado de um protocolo entre o DIAP Regional de Lisboa e a Escola Superior de Saúde e Ciências Egas Moniz, apresenta um programa diversificado, com painéis dedicados à saúde mental, ao apoio a vítimas migrantes, à análise de fatores de risco associados ao homicídio em contexto de violência doméstica, e às respostas judiciais e institucionais perante os desafios atuais. A iniciativa dirige-se a magistrados, juristas, psicólogos, assistentes sociais, técnicos da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e forças de segurança, promovendo a cooperação e a partilha de conhecimento entre profissionais.

Entre os temas em destaque está a recente atualização das fichas de avaliação de risco utilizadas pelas autoridades e entidades que intervêm em casos de violência doméstica. O novo instrumento, revisto em 2024 pela Faculdade Egas Moniz, foi concebido para abranger vítimas especialmente vulneráveis, como crianças e idosos, baseando-se em análises multidisciplinares e dados recolhidos ao longo de quase uma década. Esta revisão reforça a capacitação técnica dos profissionais, promovendo uma abordagem mais eficaz e abrangente à identificação e prevenção de situações de risco.

A organização sublinha a importância da articulação entre ciência, justiça e proteção social, destacando o papel do seminário na mobilização da comunidade científica e técnica para uma reflexão crítica sobre as especificidades da violência doméstica em Portugal. O evento pretende consolidar uma rede de cooperação orientada para a valorização do conhecimento, da prevenção e da justiça, contribuindo para respostas mais eficazes no combate a este fenómeno social.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SIM reconhece “capacidade de diálogo” à ministra da Saúde

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) considerou Ana Paula Martins, hoje reconduzida como ministra da Saúde, uma “pessoa com capacidade de diálogo”, alegando o acordo assinado que permitiu valorizar os clínicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights