Investigadores desenvolvem algoritmo para ajudar a conter a Covid-19

27 de Maio 2020

"O importante é cruzar dados anónimos de centenas de milhares de pessoas e aplicar um algoritmo inteligente que consegue ajudar o país", disseram Arturo Gil e David Úbeda, os fundadores da Carmetry.

Uma das medidas mais eficazes para conter a transmissão de um vírus é identificar com quem uma pessoa infetada esteve em contacto e/ou se cruzou, principalmente durante o período de incubação. Com o objetivo de reduzir a probabilidade de reativação da pandemia quando as rotinas normais forem retomadas, a Carmetry, empresa do “Scientific Park”, da Universidade Miguel Hernández, em Alicante, desenvolveu uma nova ferramenta tecnológica que permite prevenir e reduzir o número de casos de coronavírus após o período de confinamento.

Dada a situação decorrente da Covid-19, esta empresa decidiu contribuir com os seus recursos para ajudar a terminar com a atual crise epidemiológica o mais rapidamente possível, oferecendo a sua colaboração ao governo autónomo de Valência.

A tecnologia proposta pela Carmetry é baseada na inteligência artificial e na geolocalização. Consiste no uso de um modelo de variáveis tridimensionais para analisar, dentro de um intervalo espacial e temporal, a trajetória GPS de um indivíduo positivo para Covid-19. Esse algoritmo possibilitará, através de um dispositivo móvel, determinar as pessoas com quem o indivíduo entrou em contacto durante o período de incubação do vírus.

Em cada ponto da trajetória da pessoa infetada pelo coronavírus, o algoritmo considera, além da proximidade com outras pessoas, o tempo de exposição ao vírus, de modo a estimar a carga viral da infeção naquele perímetro, começando com o percurso inicial e seguindo ao longo das restantes trajetórias assinaladas pelo GPS.

“O importante é cruzar dados anónimos de centenas de milhares de pessoas e aplicar um algoritmo inteligente que consegue ajudar o país”, disseram Arturo Gil e David Úbeda, os fundadores da Carmetry.

A tecnologia que torna possível rastrear o contágio será usada durante o período específico da pandemia e posteriormente apagada, mantendo assim o compromisso relativamente à confidencialidade do tratamento de dados.
A Carmetry é uma empresa especializada em “big data” e inteligência artificial, que fornece soluções de mobilidade focadas na otimização do controlo e gestão, em tempo real, dos veículos das empresas e respetivos motoristas.

Mais informações Aqui

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Coimbra aumenta atividade assistencial na região em 2024

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra aumentou em 2024 a atividade assistencial na região, comparativamente a 2023, tendo ficado muito próxima de realizar um milhão de consultas e registado mais de cinco mil nascimentos.

Enfermeiros reagem a regime de dedicação plena com petição ao governo

Os enfermeiros que trabalham em Unidades de Saúde Familiar (USF) manifestaram a sua discordância em relação ao regime de Dedicação Plena imposto pelo Governo, através de uma petição promovida pela Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE). 

Menopausa Precoce em Debate nas FNAC Talks

No passado dia 10 de janeiro, a FNAC de Alfragide recebeu mais uma edição das FNAC Talks, desta vez dedicada ao tema “Fertilidade e Menopausa Precoce”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights