Para ajudar a proteger as pessoas em todo o mundo, a Comissão Europeia apresenta hoje uma estratégia europeia para acelerar o desenvolvimento, o fabrico e administração de vacinas contra a COVID-19.
O desenvolvimento de vacinas é um processo complexo e moroso. Com a estratégia de hoje, a Comissão apoiará os esforços para acelerar o desenvolvimento e a disponibilidade de vacinas num prazo entre 12 e 18 meses e, se possível, num prazo ainda mais curto.
A estratégia da UE assenta em dois pilares: por um lado assegurar a produção de vacinas na UE e um aprovisionamento suficiente para os seus Estados-Membros mediante acordos prévios de aquisição com produtores de vacinas; e, por outro, adaptar o quadro regulamentar da UE à atual situação de urgência e utilizar a flexibilidade regulamentar existente para acelerar o desenvolvimento, a autorização e a disponibilidade de vacinas.
Não se trata de um desafio europeu, mas de um desafio mundial e a Comissão está disposta a examinar com os seus parceiros internacionais a possibilidade de um número significativo de países concordar em congregar recursos de modo a reservar conjuntamente futuras vacinas produzidas por empresas para si próprios e, paralelamente, para os países de baixo e médio rendimento.
Uma vacina eficaz e segura contra o vírus é a nossa melhor aposta para encontrar uma solução definitiva para a pandemia. O tempo é um fator determinante. Cada mês ganho na procura dessa vacina salva vidas humanas, empregos e milhares de milhões de euros. A estratégia adotada hoje propõe uma abordagem conjunta da UE e assenta no mandato recebido dos ministros da Saúde da UE.
Desenvolvimento em ip_20_1103, mex_20_1111, vídeo da presidente e ficha informativa
NR/HN
0 Comments