A plataforma online “EndCoronaVirus.org” classifica Portugal como um país que precisa de tomar medidas urgente para combater o novo Coronavírus.
Fundada em fevereiro pelo professor Yaneer Bar-Yam, doutorado em física pelo MIT e professor no Departamento de Biologia Molecular e Celular na Universidade de Harvard e no Banco da Reserva Federal de Boston, a EndCoronaVirus.org tem vindo a agregar os dados de vários países que dispõe depois em forma de gráficos. Cada gráfico cai em uma de três categorias: “Vencedores” na batalha contra o vírus, “Quase lá”, e aqueles que “Precisam de fazer mais” para contrariar os efeitos da pandemia.
Aos gráficos acrescem dois dados disponibilizados pela organização: “Recent new/day”, um valor que corresponde à média de casos diários recolhidos ao longo da semana; e o número total de casos no país. Para Portugal estes números são a 17 de junho (a última atualização do site foi contudo a 16 de junho) de 307 casos médios por dia ao longo da última semana e um total de 37.036 infetados. Dados que colocam o país na última e pior categoria definida pela organização.
Na mesma categoria que Portugal estão países como o Brasil, a Rússia, a Suécia, os Estados Unidos ou o Reino Unido.
Apesar de apresentar os dados reunidos em gráfico e através de dois tipos de valores, a plataforma não disponibiliza uma justificação para a classificação atribuída aos países. Essa categorização é feita com recurso à utilização de vários modelos estatísticos simples e complexos elaborados pelo próprio professor Bar-Yam e pelos seus colegas do New England Complex Systems Institute – a organização mãe do EndCoronaVirus.org.
A plataforma tem sido utilizada e referenciada por vários órgãos de comunicação social em todo o mundo. Em entrevista à Forbes, Bar-Yam explicou que a EndCoronaVirus.org analisa os dados utilizando modelos estatísticos que têm em conta as políticas implementadas pelos países bem como a evolução do número de casos, e defende que o seu método é capaz de eliminar alguns dos erros que têm sido feitos por cientistas e responsáveis estatais. “Quem toma as decisões tem que saber verificar as conclusões estatísticas para avaliar os resultados à luz das mesmas”, explicou Bar-Yam à Forbes.
Para o professor, os modelos estatísticos utilizados na análise dos dados não têm sido os mais corretos, algo que julga saber fazer melhor graças às noções de sistemas complexos presentes no seu campo de especialidade – a física. Foi com esse intuito que Bar-Yam fundou a EndCoronaVirus dentro da New England Complex Systems Institute, uma instituição académica que reúne académicos do MIT, Harvard e Brandeis no estudo e investigação dos sistemas complexos.
O que são Sistemas Complexos?
São “Sistemas Complexos” todo o sistema composto por vários componentes de natureza distinta e que interajam entre si, tal como o clima global do nosso planeta (influenciado pela interação de diversos fatores geológicos, físicos e químicos, etc.), o cérebro humano ou mesmo organismos vivos.
Estes sistemas são sistemas cujo comportamento e interação entre os seus componentes é altamente complexo e difícil de modelar face às múltiplas relações que estabelecem. São tão diversos na sua natureza que o seu estudo recai nas mais variadas áreas científicas como a biologia, a meteorologia, matemática ou a química.
Ver Gráficos por país Aqui
0 Comments