Novas infeções por VIH deixaram de diminuir

17 de Setembro 2021

Embora a implementação global do tratamento do VIH tenha salvo milhões de vidas, os esforços para prevenir novas infeções pelo VIH foram, infelizmente, menos bem sucedidos. O número anual de […]

Embora a implementação global do tratamento do VIH tenha salvo milhões de vidas, os esforços para prevenir novas infeções pelo VIH foram, infelizmente, menos bem sucedidos. O número anual de novas infeções por VIH nos adultos, em todo o mundo, quase não mudou nos últimos quatro anos, e o total de novas infeções diminuiu apenas 31% desde 2010, muito aquém da meta de 75% para 2020 estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2016.

Demasiados países não conseguiram implementar a combinação de abordagens estruturais, comportamentais e biomédicas para a prevenção do VIH, que se concentram nas pessoas de maior risco e que a experiência demonstra ter o maior impacto. O uso consistente do preservativo, embora possível, tem-se revelado difícil de conseguir entre todas as populações: em muitos países, por exemplo, as mulheres precisam de maior ação e apoio para negociar o uso consistente do preservativo. A cobertura da profilaxia pré-exposição e da circuncisão médica voluntária masculina em 2020 ficou também muito abaixo dos objetivos estabelecidos cinco anos antes.

As novas infeções por VIH baixaram mais na África subsariana e nas Caraíbas, mas nenhuma das duas regiões atingiu os 75% acordados pela Assembleia Geral da ONU em 2016. As epidemias em grande parte da Europa Oriental e Ásia Central expandiram-se como resultado de barreiras legais e políticas e de cuidados inadequados às necessidades das pessoas que injetam drogas, homens homossexuais e outros homens que têm relações sexuais com homens. O número anual de novas infeções pelo VIH também aumentou no Médio Oriente e Norte de África. Por outro lado, a América Latina não conseguiu reduzir as infeções durante a última década.

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights