França vai reembolsar entre 30 a 40 euros consultas de psicologia

28 de Setembro 2021

O Governo francês vai reembolsar entre 30 e 40 euros as consultas de psicologia aos seus cidadãos, anunciou hoje o Presidente Emmanuel Macron, após alertas sobre os efeitos dos confinamentos durante a pandemia de covid-19.

A partir de 2022, todos os franceses, com mais de três anos de idade, que se dirigirem a um psicólogo para consultas receberão um reembolso de 40 euros na primeira sessão e de 30 na seguinte.

“Durante a crise, e por se ter tornado um pedido que respondia a uma necessidade premente, tínhamos assumido os custos das consultas de crianças e jovens. A partir desta experiência, começaremos, a partir de 2022, a reembolsar as consultas a toda a população”, disse Emmanuel Macron.

O Presidente anunciou ainda a criação de 800 postos de trabalho em centros médicos especializados em psicologia, a partir do próximo ano, para tentar reduzir as listas de espera, que chegam neste momento até aos 18 meses em algumas partes de França.

Estes centros são os únicos com cobertura da Segurança Social ou com tarifas acessíveis, enquanto o restante das consultas passa por psicólogos ou médicos particulares.

Em abril passado, o Governo francês lançou um programa de ajuda psicológica gratuita durante a pandemia para crianças e adolescentes com problemas de saúde mental.

Este atendimento abrangeu integralmente até 10 consultas com psicólogos, num contexto de afluxo de emergências psiquiátricas, que aumentou 20% em 2020.

A covid-19 provocou pelo menos 4.752.875 mortes em todo o mundo, entre 232,27 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários país.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Stephan Peters sobre o Nutri-Score: “Não há evidências da sua eficácia na vida real”

Nutri-Score: Uma mais-valia ou uma ferramenta meramente ilusória? As opiniões sobre este sistema de classificação nutricional divide especialistas europeus. Há quem aponte o rótulo nutricional de 5 cores como um sistema útil para os consumidores poderem conhecer o valor nutricional geral dos produtos. No entanto, há quem aponte falhas “devido à sua falta de fundamentação científica”. Este foi o caso do investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, que falou ao HealthNews sobre o assunto. 

Vacina Shingrix continua a proporcionar elevada proteção contra o Herpes Zoster

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou no dia 17 de abril dados positivos do ensaio clínico de fase III ZOSTER-049 de follow-up a longo prazo que seguiu os participantes durante aproximadamente 11 anos após a vacinação inicial com Shingrix (vacina contra o Herpes Zoster recombinante, com adjuvante ou RZV). Os dados finais do ensaio clínico demonstram que a RZV mantém a eficácia contra o Herpes Zoster durante mais de uma década em adultos com mais de 50 anos.

Manuel Alves morreu hoje em Lisboa vítima de cancro

O ‘designer’ português Manuel Alves, 73 anos de idade, da dupla de moda Alves/Gonçalves, morreu esta terça-feira no Hospital da Luz, vítima de cancro, confirmaram à agência Lusa amigos do estilista.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights