Cerca de um milhão de pessoas atingidas pelas inundações na Tailândia

8 de Outubro 2021

Cerca de um milhão de pessoas foram afetadas pelas graves inundações que danificaram mais de 300.000 casas em grande parte da Tailândia, em plena crise sanitária e económica motivada pela Covid-19, indicou esta sexta-feira a Cruz Vermelha Internacional.

“O que está a acontecer em Lopburi, Singburi e outras áreas a norte de Banguecoque é que as pessoas esperam ter de viver com as inundações durante semanas”, indicou Amnat Bali, diretor do gabinete de Assistência e Comunidade da Cruz Vermelha tailandesa.

O organismo humanitário assinalou que as inundações, com um balanço provisório de nove mortos, coincidem com a crise provocada pela pandemia, que implicou a perda de centenas de milhares de empregos e o encerramento de numerosas atividades no país.

Segundo o Departamento de Prevenção e Mitigação de Desastres, as fortes chuvas provocadas pela tempestade tropical Dian Mu desde 23 de setembro atingiram mais de 7.000 localidades em 33 províncias no norte e centro do país, estando 17 ainda inundadas.

Apesar dos receios iniciais, a inundações não atingiram de forma grave a capital Banguecoque, ao contrário do que ocorreu em 2011.

O instituto de meteorologia informou que uma nova tempestade tropical, batizada como Lionrock, se aproxima a partir do mar da China meridional e poderá atingir a zona nordeste da Tailândia na próxima segunda-feira, um fator que poderá agravar a situação.

As inundações registadas há dez anos, das mais graves do país asiático, provocaram 815 mortos e milhares de milhões de euros em prejuízos, em particular devido ao encerramento durante meses de empresas como a japonesa Honda.

As inundações são habituais na Tailândia durante a época das chuvas, entre maio e outubro, mas em algumas regiões as monções tropicais podem prolongar-se por mais tempo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Stephan Peters sobre o Nutri-Score: “Não há evidências da sua eficácia na vida real”

Nutri-Score: Uma mais-valia ou uma ferramenta meramente ilusória? As opiniões sobre este sistema de classificação nutricional divide especialistas europeus. Há quem aponte o rótulo nutricional de 5 cores como um sistema útil para os consumidores poderem conhecer o valor nutricional geral dos produtos. No entanto, há quem aponte falhas “devido à sua falta de fundamentação científica”. Este foi o caso do investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, que falou ao HealthNews sobre o assunto. 

Vacina Shingrix continua a proporcionar elevada proteção contra o Herpes Zoster

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou no dia 17 de abril dados positivos do ensaio clínico de fase III ZOSTER-049 de follow-up a longo prazo que seguiu os participantes durante aproximadamente 11 anos após a vacinação inicial com Shingrix (vacina contra o Herpes Zoster recombinante, com adjuvante ou RZV). Os dados finais do ensaio clínico demonstram que a RZV mantém a eficácia contra o Herpes Zoster durante mais de uma década em adultos com mais de 50 anos.

Manuel Alves morreu hoje em Lisboa vítima de cancro

O ‘designer’ português Manuel Alves, 73 anos de idade, da dupla de moda Alves/Gonçalves, morreu esta terça-feira no Hospital da Luz, vítima de cancro, confirmaram à agência Lusa amigos do estilista.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights