Emissão de óxido de azoto em Estarreja não colocou em causa saúde humana

16 de Outubro 2021

A Câmara de Estarreja informou que a emissão pontual de óxido de azoto ocorrida ontem de manhã na Bondalti não colocou em causa a saúde humana, o ambiente ou a segurança das operações industriais.

De acordo com esclarecimentos prestados pela empresa a esta autarquia do distrito de Aveiro, a libertação de gases ficou a dever-se a uma “interrupção brusca” de energia elétrica que levou ao encerramento da fábrica de ácido nítrico do complexo de Estarreja.

“A paragem súbita origina uma baixa de rendimento do sistema de tratamento de gases e uma emissão pontual de óxidos de azoto. Esta é uma limitação até das melhores tecnologias existentes, que é o caso da existente na Bondalti em Estarreja, não sendo possível evitar esta situação”, refere uma informação do serviço municipal de proteção civil.

Apesar de haver durante alguns minutos uma emissão destes poluentes, com “forte impacto visual”, a autarquia assegura que isso “não constitui qualquer risco para a saúde da população, ambiente, nem para a segurança das instalações”.

A mesma nota refere ainda que a Bondalti está em contacto com as autoridades, prestando todos os esclarecimentos e colaboração, e informa que o normal funcionamento desta unidade já foi restabelecido.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights