Explosão no Uganda mata uma pessoa e fere sete, PR fala de “ataque terrorista”

24 de Outubro 2021

Uma “grande explosão” matou no sábado à noite uma pessoa e feriu outras sete numa zona de restauração de um bairro de Campala, incidente que o Presidente do Uganda, Yoweri Museveni, considerou hoje como passível de um “ato terrorista”

“Parece tratar-se de um ato terrorista. Mas vamos encontrar os autores”, afirmou Museveni na rede social Twitter, confirmando a morte de uma pessoa e de ferimentos noutras cinco, quando as forças de segurança e a imprensa locais dão conta de sete.

A explosão ocorreu às 21:00 locais (19:00 em Lisboa) numa área muito frequentada de restauração de rua no distrito de Kawempe, no norte de Campala, indicou a polícia ugandesa, acrescentando que está a investigar o incidente para determinar se “foi resultado de um ato intencional ou não”.

Num comunicado publicado no Twitter, o porta-voz da polícia local, Fred Enanga, adiantou que, além da vítima mortal, sete pessoas “gravemente feridas” foram transportadas para o hospital de Malugo, em Campala.

Museveni referiu ter sido informado de que três pessoas “deixaram um pacote” no local, que explodiu.

“A população não tem de ter medo. Vamos ultrapassar este crime à medida que chegamos ao fim dos outros, cometidos por porcos que não respeitam a vida humana”, acrescentou o chefe de Estado ugandês, no poder desde 1986 (há 35 anos).

No Uganda, face à pandemia de covid-19, vigora um recolher obrigatório a partir das 19:00 locais, restrição que, no entanto, não é aplicada de forma uniforme.

A 08 deste mês, o grupo Estado Islâmico (EI) reivindicou a responsabilidade por um atentado à bomba numa esquadra da polícia em Kawempe, perto do local onde ocorreu a explosão de sábado à noite.

Na sequência do atentado, o Reino Unido e a França atualizaram os respetivos conselhos de viagem para o Uganda, recomendando uma especial atenção e vigilância em zonas densamente povoadas e em locais públicos, como restaurantes, bares e hotéis.

Em 2010, dois atentados à bomba em Campala visaram espetadores que assistiam num restaurante e num clube de râguebi à final do Campeonato do Mundo de Futebol, provocando a morte a 76 pessoas.

O grupo extremista somali Al-Shabaab assumiu a responsabilidade pelas explosões.

Os dois ataques foram vistos como vingança depois de o Uganda ter enviado tropas para a Somália, país dilacerado pela guerra, como parte de uma missão da União Africana com o objetivo de enfrentar o Al-Shabaab.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This