Comissão Europeia felicita Bluepharma pelos 18 anos de adesão ao Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria

27 de Outubro 2021

A Comissão Europeia felicitou a Bluepharma pelas conquistas ambientais conseguidas ao longo dos 18 anos de adesão da empresa ao Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS).

A Bluepharma detém a certificação EMAS desde 2003, tendo sido a única indústria farmacêutica nacional e uma das 10 primeiras empresas em Portugal a obter este registo.

O EMAS é uma certificação assente num regulamento europeu que obriga as organizações a uma permanente superação de objetivos ambientais, apelando a uma visão estratégica integrada, permitindo às organizações responder de forma eficiente em termos de consumo de energia, água, emissões de dióxido de carbono, tratamento de resíduos, adoção de boas práticas de proteção do meio ambiente e preocupação com a comunidade.

No âmbito da comemoração dos 25 anos do EMAS, a Comissão Europeia homenageou as organizações que obtiveram os primeiros registos neste sistema. Em Portugal, existem 47 empresas certificadas, de diversos setores; na Europa, existem 28 indústrias farmacêuticas com esta certificação. A Bluepharma obteve o 8.º registo nacional há 18 anos.

Em Portugal, o organismo competente no âmbito deste regulamento é a Agência Portuguesa do Ambiente, existindo, por sua vez, verificadores acreditados que asseguram a conformidade das organizações que pretendem registar-se no EMAS. Na Bluepharma, esta verificação é realizada por um auditor com competência para tal, inserido na equipa da entidade certificadora APCER.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNS: Erros do Passado, Desafios do Futuro

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM

Nomeados por Trump representam perigo para Saúde e Segurança

Se forem confirmados pelo Senado, vários dos nomeados pelo presidente eleito Donald Trump para o seu governo representam perigos para a Saúde e Segurança dos Estados Unidos, devido à falta de formação, experiência e promessas alarmantes, disseram à Lusa analistas políticos. 

MAIS LIDAS

Share This