A série sobre vacinação estreou a 22 de setembro nas plataformas de streaming, começando por desmistificar as questões mais frequentes sobre este processo.
A infeção por HPV, desde a sua origem a formas de proteção, ou a “(Des)informação na vacinação”, em que se pretende clarificar o papel determinante dos profissionais de saúde na promoção da literacia em saúde, são outros temas “a não perder”, diz, em comunicado, a MSD.
A série dedicada a anestesiologia começou no final de setembro com foco na pertinência do programa de recuperação otimizada ERAS® – foi abordada a sua importância na diminuição de complicações e tempos de internamento e a sua implementação como resposta à sobrecarga dos serviços de saúde. Além disso, a MSD revelou que seria partilhado tudo o que se sabe até à data sobre anestesia na cirurgia eletiva de doentes com “long-COVID”.
Já nos novos episódios sobre diabetes, em novembro, serão abordadas temáticas como a “Insuficiência Cardíaca na Diabetes” e “Doença Renal Diabética”. Os profissionais de saúde vão também poder esclarecer as suas dúvidas quanto às seguintes questões: importância da alimentação equilibrada na vida da pessoa com diabetes em momentos de stress físico e psicológico; padrões alimentares observados durante a pandemia e lições a retirar para o futuro; recuperação destes doentes em teleconsulta.
Por outro lado, esperam-se novos episódios das séries sobre VIH e oncologia, em que se propõe continuar a acompanhar e a fazer chegar a atualidade científica aos profissionais de saúde destas áreas. Nos primeiros episódios dedicados a VIH, vão estar sob análise as principais novidades apresentadas no Congresso da International AIDS Society (IAS), com destaque para as “Novas Perspetivas Terapêuticas”, assim como as indicações mais prementes e os aspetos a considerar no processo de vacinação das pessoas com VIH.
Na área de oncologia, o espaço de antena estará reservado para as seguintes patologias: cancro do rim, cancro do pulmão e melanoma. Desde as guidelines de carcinoma de células renais da Associação Europeia de Urologia, ao tratamento adjuvante do melanoma e aos desafios que estão por responder derivados do impacto da pandemia de Covid-19 nos doentes com cancro do pulmão, vão ser conhecidos os pontos de vista de diferentes especialistas e as respostas às questões mais comuns sobre estas temáticas.
Pode encontrar o “Olho Clínico” nas plataformas Spotify, Stitcher, Apple Podcasts e Google Podcasts.
PR/HN/Rita Antunes
0 Comments