MSD Portugal estreia novos episódios do podcast “Olho Clínico”

28 de Outubro 2021

A MSD Portugal lançou uma nova temporada do podcast médico “Olho Clínico” e estendeu o espaço de comunicação e discussão da atualidade científica às especialidades de vacinação, anestesiologia e diabetes.

A série sobre vacinação estreou a 22 de setembro nas plataformas de streaming, começando por desmistificar as questões mais frequentes sobre este processo.

A infeção por HPV, desde a sua origem a formas de proteção, ou a “(Des)informação na vacinação”, em que se pretende clarificar o papel determinante dos profissionais de saúde na promoção da literacia em saúde, são outros temas “a não perder”, diz, em comunicado, a MSD.

A série dedicada a anestesiologia começou no final de setembro com foco na pertinência do programa de recuperação otimizada ERAS® – foi abordada a sua importância na diminuição de complicações e tempos de internamento e a sua implementação como resposta à sobrecarga dos serviços de saúde. Além disso, a MSD revelou que seria partilhado tudo o que se sabe até à data sobre anestesia na cirurgia eletiva de doentes com “long-COVID”.

Já nos novos episódios sobre diabetes, em novembro, serão abordadas temáticas como a “Insuficiência Cardíaca na Diabetes” e “Doença Renal Diabética”. Os profissionais de saúde vão também poder esclarecer as suas dúvidas quanto às seguintes questões: importância da alimentação equilibrada na vida da pessoa com diabetes em momentos de stress físico e psicológico; padrões alimentares observados durante a pandemia e lições a retirar para o futuro; recuperação destes doentes em teleconsulta.

Por outro lado, esperam-se novos episódios das séries sobre VIH e oncologia, em que se propõe continuar a acompanhar e a fazer chegar a atualidade científica aos profissionais de saúde destas áreas. Nos primeiros episódios dedicados a VIH, vão estar sob análise as principais novidades apresentadas no Congresso da International AIDS Society (IAS), com destaque para as “Novas Perspetivas Terapêuticas”, assim como as indicações mais prementes e os aspetos a considerar no processo de vacinação das pessoas com VIH.

Na área de oncologia, o espaço de antena estará reservado para as seguintes patologias: cancro do rim, cancro do pulmão e melanoma. Desde as guidelines de carcinoma de células renais da Associação Europeia de Urologia, ao tratamento adjuvante do melanoma e aos desafios que estão por responder derivados do impacto da pandemia de Covid-19 nos doentes com cancro do pulmão, vão ser conhecidos os pontos de vista de diferentes especialistas e as respostas às questões mais comuns sobre estas temáticas.

Pode encontrar o “Olho Clínico” nas plataformas Spotify, Stitcher, Apple Podcasts e Google Podcasts.

PR/HN/Rita Antunes

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights