Associação Nacional de Fibrose Quística marca presença na EDP Meia Maratona de Lisboa e Corrida Vodafone 10K

4 de Novembro 2021

A Associação Nacional de Fibrose Quística (ANFQ) lançou a segunda edição da campanha "Correr para Respirar", incentivando quem quer participar na EDP Meia Maratona de Lisboa ou na Corrida Vodafone 10K, no dia 21 de novembro, a correr pela #teamANFQ.

A EDP Meia Maratona de Lisboa e a Corrida Vodafone 10K realizam-se no Dia Europeu da Fibrose Quística – 21 de novembro -, partindo da Ponte 25 de Abril, às 10h20 e 10h55, respetivamente.

“Com a campanha ‘Correr para Respirar’ e a criação desta equipa, a ANFQ promove, juntamente com a Maratona Clube de Portugal, um grande evento de angariação de fundos a favor da investigação científica na área da Fibrose Quística (FQ), através de parte do valor das inscrições. A Associação espera alcançar o maior número de participantes possível, num esforço conjunto de divulgação da doença e das necessidades dos pacientes portugueses, promovendo igualmente a prática de exercício físico, tão importante na Fibrose Quística. Cada participante receberá uma t-shirt da Associação e um dorsal com o seu número de participação”, de acordo com o comunicado de imprensa.

Parte do valor da inscrição será um contributo direto para a associação, que pretende utilizar os fundos angariados em projetos de investigação científica, nomeadamente nas mutações mais raras que ainda não têm resposta terapêutica inovadora.

As inscrições para as duas corridas estão abertas até dia 14 às 00h00 e são realizadas através do site da ANFQ.

A FQ afeta mais de 90.000 pessoas em todo o mundo, aproximadamente 50.000 na Europa e cerca de 400 em Portugal. É uma doença hereditária rara que se manifesta, tipicamente, logo à nascença, afetando todos os órgãos que expressam a proteína CFTR, nomeadamente os sistemas respiratório e digestivo.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Jorge acusa Governo de a ter exonerado de “forma rude”

A ex-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) Ana Jorge acusou esta terça-feira o Governo de a ter exonerado de “forma rude, sobranceira e caluniosa”, admitindo, numa carta enviada a todos os trabalhadores, que foi apanhada de surpresa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights