Obras de recuperação de furacão ‘Lorenzo’ entre visitas de Governo açoriano no Pico

7 de Novembro 2021

A visita a obras de recuperação de estragos do furacão Lorenzo, reuniões com autarcas e o terceiro Fórum Autonómico são algumas das iniciativas previstas na primeira visita estatutária do atual Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) ao Pico, com início hoje.

O Caminho do Verdelho, Pocinho, Porto do Calhau, ribeiras de São Caetano, porto da Madalena e entreposto são, na segunda-feira, paragens previstas na agenda oficial do executivo, a que a Lusa teve acesso, “no âmbito do Furacão Lorenzo”, que passou no arquipélago a 02 de outubro de 2019, provocando 255 ocorrências, que obrigaram ao realojamento de 53 pessoas, provocando um prejuízo de 330 milhões de euros.

Também no concelho da Madalena, um dos três da ilha do Pico, realiza-se hoje a reunião do Conselho de Governo e, na segunda-feira, o terceiro Fórum Autonómico, com Luís Andrade, professor de Ciência Política da Universidade dos Açores, como convidado deste espaço de reflexão sobre a autonomia dos Açores.

O especialista em relações internacionais sucede assim ao economista Flávio Tiago, na Graciosa, e à engenheira agrónoma Ana Soeiro, em São Jorge, como orador convidado do Fórum Autonómico.

“O Fórum Autonómico é um espaço de reflexão sobre a autonomia e desafios da mesma em diferentes áreas de intervenção, com impacto direto na sociedade, economia e bem-estar dos cidadãos açorianos”, descreveu o Governo Regional em nota de imprensa.

No Pico, o evento decorrerá na segunda-feira pelas 20:30 de segunda-feira, no auditório da Madalena.

Segundo o Estatuto Político-Administrativo dos Açores, o Governo Regional tem de visitar cada uma das ilhas do arquipélago, sem departamentos governamentais (seis das nove) pelo menos uma vez por ano, com a obrigação de reunir o Conselho do Governo na ilha visitada.

O atual executivo açoriano do PSD/CDS/PPM, eleito em outubro de 2020, esteve impedido de as realizar devido à pandemia de Covid-19.

Na segunda-feira, o Governo reúne-se com o presidente e a vereação da Câmara da Madalena, com deputados regionais eleitos pelo Pico, com os Delegados de Ilha dos Serviços do Governo e os presidentes das Juntas de Freguesia do concelho da Madalena.

Na terça-feira, durante a manhã, realiza-se a reunião com a presidente e vereação da Câmara de Lajes do Pico, seguindo-se visitas ao molhe de proteção das Lajes, ao centro de Saúde das Lajes, ao Porto das Ribeiras, à Filarmónica na Piedade e à Escola da Ponta da Ilha.

O Governo liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro vai, ainda, reunir-se com os presidentes das juntas de freguesia do concelho das Lajes do Pico e com os do concelho de São Roque do Pico.

Durante a tarde, reúne-se com o presidente e vereação da Câmara de São Roque do Pico, uma das autarquias que o PSD conquistou ao PS nas eleições autárquicas de setembro.

Na agenda oficial, estão ainda previstas visitas à baía/porto de São Roque do Pico, ao centro de Saúde de São Roque do Pico, à orla costeira em Santo Amaro e Prainha e a caminhos rurais e florestais nas freguesias de Prainha e Santo António.

Uma reunião com a Associação Comercial e Industrial da Ilha do Pico, no Museu da Indústria Baleeira, e a reunião do Conselho de Ilha do Pico, encerram a visita.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This