Agressor com faca num comboio na Alemanha revela transtorno mental

7 de Novembro 2021

O homem suspeito de agredir várias pessoas com uma faca num comboio na Alemanha no passado sábado evidencia sinais de transtorno mental, revelou este domingo o promotor público, responsável pelo caso.

Um especialista que observou o detido determinou que este sofre de esquizofrenia paranoica e, portanto, a sua responsabilidade criminal é reduzida, disse o promotor Gerhard Neuhof numa conferência de imprensa conjunta com a polícia.

O suspeito, um homem de 27 anos de nacionalidade síria, foi internado num hospital psiquiátrico e enfrenta a acusação de tentativa de homicídio, disse Neuhof, que falava em Neumarkt (sul da Alemanha), perto do local onde o incidente ocorreu.

Por seu turno, o vice-presidente da Direção da Polícia de Oberpfalz, Thomas Schöninger, elevou para quatro o número de feridos no atentado, ocorrido a bordo de um comboio de alta velocidade que circulava entre Passau (sul) e Hamburgo (norte).

Segundo Schöninger, tudo indica que as vítimas do ataque foram escolhidas “arbitrariamente”.

São quatro homens entre 26 e 60 anos, um dos quais está em estado grave após ter sofrido um grave ferimento na cabeça, embora a sua vida não esteja em perigo. Os restantes sofreram cortes e feridas de punção.

“Não há indicação de um contexto islâmico ou terrorista, nem as investigações, interrogatórios e buscas que realizámos indicam qualquer premeditação ou preparação”, acrescentou Sabine Nagel, diretora da polícia criminal de Oberpfalz.

Nagel especificou que o suspeito residia na Alemanha desde 2014 e tinha estatuto de refugiado, observando que na véspera do ataque ele havia perdido o emprego na cidade de Passau.

O procurador encarregado do caso explicou que o detido admitiu os factos e alega que se sentiu perseguido e que se considerou “ameaçado” pelo primeiro homem que atacou, que julgava querer matá-lo.

Testemunhas do ataque citadas pelo canal televisivo privado NTV relataram que o suspeito tinha mostrado um comportamento conspícuo antes do ataque, gritando e pedindo ajuda, o que corrobora a hipótese de transtorno mental.

O ataque ocorreu na manhã de sábado passado, perto da cidade de Seubesdorf, no Estado alemão da Baviera.

Pouco antes das 9:00 locais, a Polícia recebeu várias ligações alertando sobre o ataque. Os agentes policiais detiveram o agressor numa das casas de banho do comboio, onde se tentou se esconder, sem ter oferecido resistência.

No seu bolso, foi encontrada a suposta arma do crime, um canivete com cerca de sete centímetros de comprimento.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights